BNDES dará apoio para regiões atingidas pelas chuvas
A região serrana do Rio de Janeiro terá R$ 400 milhões para investir na recuperação econômica dos municípios atingidos pelas chuvas torrenciais. Os recursos poderão ser usados por empresas e microempreendedores individuais para quitar financiamentos e repor capital de giro e investimento. O financiamento será feito pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Publicado 22/01/2011 16:56
De acordo com a medida provisória assinada pela presidenta Dilma Rousseff e publicada, nesta sexta-feira (21), no Diário Oficial da União serão beneficiados os municípios atingidos por desastres naturais que tiverem decretado estado de emergência ou calamidade pública. Vale para as operações de financiamento contratadas até 31 de dezembro de 2011.
O ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Luiz Sérgio, assegurou que o governo federal está empenhado para ajudar a reconstruir os municípios abalados pelo desastre. Segundo ele, a presidente Dilma Rousseff, após visita à Nova Friburgo, ficou sensibilizada com a devastação causada pela força da natureza. “O primeiro passo foi acionar as forças armadas para busca de sobreviventes e corpos, depois liberar recursos para remoção dos entulhos e um novo ciclo se inicia, que é criar condições para que os municípios possam se reerguer”, destaca.
Segundo o ministro, além da medida provisória que libera R$ 400 milhões em crédito, também haverá um trabalho conjunto com o Ministério das Cidades para que as famílias da região serrana do Rio de Janeiro sejam contempladas no programa habitacional Minha Casa Minha Vida.
Fonte: Site do PT