Sem categoria

Diretor do Campus Party defende papel da internet em tragédias

O diretor da Campus Party, Ben Hammersley, afirmou neste sábado (22) que a internet é inacreditavelmente importante para ajudar as pessoas que são vítimas de grandes tragédias. Ele explicou que a ferramenta permite que a informação viaje o mais rápido e livremente possível. Considerada a maior feira de tecnologia do mundo, a Campus Party foi encerrada ontem na capital paulista.

Segundo Hammersley, a internet possibilita que os amigos e familiares das vítimas e moradores do local, os governos e serviços de emergência saibam o que está acontecendo, além do mapeamento da área, da localização dos desaparecidos e que pessoas de outras partes do país e do mundo possam enviar ajuda.

Em palestra no último dia do evento, o diretor disse que está nas mãos dos mais jovens mudar o mundo, pois essa é a geração que cresceu com a internet e domina essa ferramenta. “Essa geração é completamente diferente. Os mais velhos não entendem o que os mais novos fazem na internet. É por isso que a tarefa de mudar o mundo é de vocês”, disse apontando para a plateia.

Hammersley lembrou que antes da internet a humanidade entendia o mundo de maneira mais simples, sempre com dois lados, um bom e outro mau, e que nessa época sabia-se o endereço de cada um desses lados. Mas, com a chegada da rede, o mundo passou a ser visto de outra forma, com nova política e economia. “Hoje não temos nenhum endereço ou temos vários. O mundo passou a ser uma coisa reta, sem fronteiras, passou a estar conectado entre si. Para os mais velhos, o mundo mudou de um dia para o outro”.

Ele citou a presença de diversas autoridades das três esferas de governo no decorrer da Campus Party e ressaltou que a visita não foi à toa. “Eles sabem que o poder de mudança está aqui. Foi dito que aqui está o poder de mudar as coisas para melhor. Se os mais velhos não entendem o que é a internet e dizem que por meio dela se pode mudar o mundo, então essa tarefa é mesmo de vocês. Vocês vão voltar para suas casas amanhã, então contem a todos o que vocês fizeram aqui com a internet e o que ainda podem fazer”.

A partir deste domingo (23), os 6.800 participantes da Campus Party que, desde a última segunda-feira (17) permaneceram no encontro, começam a desmontar as barracas. Segundo a organização do evento, o balanço da Campus Party deste ano deve ser fechado durante a semana.

Fonte: Agência Brasil