Sem categoria

Coreia do Sul finalmente aceita iniciar conversações com o Norte

A Coreia do Sul proporá à República Popular Democrática da Coreia – a Coreia do Norte – realizar reuniões de trabalho sobre questões militares em meados de fevereiro, na aldeia de Panmunjon, informaram fontes oficiais.  

“Esperamos apresentar a proposta na quarta (26) ou quinta-feira (27)”, disse um funcionário do Ministério da Defesa. Segundo a fonte, coronéis Moon Sang-gyun, pelo sul, e Ri Son-kwon, do Norte, encabeçarão esses contatos.

Negociações de alto nível

Pyongyang propôs a Seul, na última quinta-feira (20), negociações de alto nível destinadas a reduzir as tensões, uma iniciativa que se juntou a outras com o mesmo fim, incluindo um amplo diálogo para promover a melhoria das relações e a reunificação.

A recente mensagem foi enviada pelo Ministro das Forças Armadas Populares, Kim Yong Chun, ao ministro da Defesa da Coreia do Sul, Kim Kwan-jin. A proposta norte-coreana sugeria realizar uma reunião preparatória neste mês de janeiro e seguir com conversações de alto nível na primeira quinzena de fevereiro.

Histórico

A tensão aumentou na península após o incidente, em 23 de novembro, quando o Norte respondeu a tiros em águas da sua jurisdição realizados a partir do Sul, com o saldo de quatro mortes e vários feridos para este último.

A Coreia do Norte classificou o evento de provocação instigada pelos Estados Unidos e sua reação como um ato de defesa, enquanto Seul iniciou dias depois uma série de exercícios militares que agravaram a situação.

Fonte: Prensa Latina
Tradução: Luana Bonone