Sem categoria

Coreia do Norte reafirma interesse em dialogar com base na paz

A República Popular Democrática da Coreia declarou que dará prioridade aos interesses comuns da paz, segurança e reunificação, considerados pontos de partida para um diálogo com a Coreia do Sul. A exortação aparece em um artigo publicado pelo diário Rondong Sinmun, no qual se afirma que esse passo constitui uma condição essencial para retomar as conversações entre ambas as partes.

Também aponta que colocar os interesses de uma classe social acima dos da nação jamais ajudará a resolver os problemas nas relações intercoreanas; ao contrário, colocará em perigo seu destino.

Ao se referir à recente proposta de um amplo diálogo com vistas a favorecer uma melhoria nos vínculos entre os dois países, a direção nacional do Partido do Trabalho da Coreia assinalou que não existe razão para seu rechaço se Seul atuar em consonância com os interesses da nação.

O futuro dessas relações depende totalmente da atitude das autoridades sul-coreanas, diz o jornal, reiterando a disposição de Pyongyang em resolver o problema da reunificação mediante o diálogo e a cooperação. Além da mencionada proposta, a Coreia do Norte apresentou à outra parte várias iniciativas para reduzir as tensões, incluídas conversações militares de alto nível.

Fonte: Prensa Latina, com tradução do Portal Vermelho