Sem categoria

Vamos ganhar a eleição presidencial em 2012, diz Chávez

Ao comentar a falta de apoio popular da oposição venezuelana, o presidente Hugo Chávez afirmou nesse domingo (23) que vai vencer as eleições em 2012. Na Venezuela, o mandato presidencial é de seis anos, e a próxima gestão será de 2013 a 2019. Segundo Chávez, uma campanha internacional, liderada pela oposição, tenta transmitir a imagem de que não há democracia no país, mas não encontra respaldo nas ruas.

“Aqui há democracia, mais do que democracia. É o poder para o povo, é isso que vamos continuar a reforçar ao longo deste ano e em 2012, quando vamos ganhar a eleição presidencial", disse. A votação está prevista para dezembro de 2012.

Neste fim de semana, adversários do presidente venezuelano fizeram uma convocatória para marchas em várias cidades do mundo contra a revolução bolivariana. A mobilização, contudo, teve pobre acolhida. "Cinco pelegos saíram em Madrid e em Miami, e isso porque até a CNN os convocou", afirmou Chávez, no Palácio de Miraflores, onde milhares de pessoas se concentraram para celebrar a derrubada, em 1958, da ditadura de Marcos Perez Jiménez.

Para o governante, o fracasso do chamado da oposição e da direita internacional demonstra a solidão de suas campanhas. Ele também destacou a participação massiva na atividade realizada durante o fim de semana por foças revolucionárias. "A oposição disse que ia tomar Caracas, mas só chegaram quatro veículos. Anunciaram uma grande marcha, mas a grande marcha que chegou aqui foi a da revolução".

Chávez aproveitou a concentração para mencionar que se aproxima a data dos 80 anos do Partido Comunista da Venezuela, que qualificou de emblema e bandeira das lutas de libertação nacional.

No discurso, ele anunciou ainda o perdão da dívida dos agricultores que tiveram suas terras atingidas pelas enchentes que afetaram a Venezuela desde novembro de 2010. Ele também justificou a polêmica em torno da chamada Lei Habilitante. Com ela, Chávez poderá assinar decretos-leis em situações de emergência.

Com agências