Sem categoria

Venezuelanos demonstram nas ruas apoio a Hugo Chávez

Milhares de venezuelanos realizaram marchas pelas ruas da capital e depois uma concentração diante do palácio presidencial de Miraflores para declarar apoio ao presidente Hugo Chávez nas comemorações do Dia da Democracia Popular.

As manifestações foram realizadas em vários pontos da cidade e convergiram para a sede do governo. Foram passeatas e carreatas, uma verdadeira maré vermelha que animaram o domingo na capital do país.

Além do apoio ao processo de mudanças levado a efeito pela Revolução Bolivariana, a mobilização comemora o movimento cívico-militar que há 53 anos derrubou a ditadura de Marcos Pérez Jiménez.

Para o dirigente do Partido Socialista Unido da Venezuela Dario Vivas, a multitudinária manifestação popular ratifica o apoio ao presidente Chávez e a suas políticas de inclusão social.

"A presença do povo nas ruas por motivo da comemoração do 23 de janeiro de 1958 é mais uma demonstração da luta e do compromisso em defesa de uma verdadeira democracia popular, participativa e com protagonismo do povo, afirmou o dirigente em declarações à imprensa.

Vivas disse que a mobilização expressa a vontade de não voltar a permitir traições, como a sofrida com a chegada ao poder de partidos tradicionais, depois da derrota de Pérez Jiménez.

Também a oposição comemorou o triunfo de 1958, em manifestações próprias e sob palavras de ordem bem diferentes.

Na avenida Francisco de Miranda, os grupos oposicionistas fizeram uma manifestação para alertar sobre o que consideram uma "democracia em perigo".

Porta-vozes dos partidos agrupados em torno da Mesa da Unidade acusaram o Executivo de autoritarismo e criticaram as nacionalizações, a luta contra os latifúndios e outras medias revolucionárias.

Prensa Latina