Sem categoria

Coreia do Norte reitera posição sobre desnuclearização

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) emitiu declaração, na última quarta-feira (26), na qual afirma que o país cria condições para suavizar as tensões na Península Coreana e retomar a desnuclearização na região. "Para evitar o ciclo vicioso de tensões na penínsuila, é importante promover o clima de diálogo", diz o comunicado.

A chancelaria afiorma que o país não mudou o ponto de vista sobre a desnuclearização da pensínsula coreana. "O problema nuclear na península coreana foi suscitado por uma ameaça de guerra nuclear e pela política hostil dos EUA contra a RPDC. Portanto, é indispensável um método de diálogo que permita erradicar a causa desse problema", completa o texto.

Veja abaixo a íntegra da declaração do Ministério das Relações Exteriores.

MINREX reitera posição da RPDC sobre a desnuclearização
 
Agora, graças aos esforços sinceros da RPDC, estão sendo criadas na Península Coreana algumas possibilidades de relaxar a tensão que se aproximava à guerra e de retomar o processo de desnuclearização. Dinamizam-se também, nos países vizinhos, os esforços para promover e incentivar isso.
Garantir a paz e a estabilidade na Península Coreana e promover a desnuclearização por meio do diálogo e das negociações são hoje as aspirações comuns da sociedade internacional e as prioridades da época. Mas se tornam cada vez mais astutas as ações das forças – que querem alcançar seus objetivos egoístas pelo agravamento da tensão e do conflito – para atrapalhar o diálogo.

Para evitar o ciclo vicioso de tensões na Península Coreana, onde estão emaranhadas as relações hostis devido à situação instável do armistício em vigor há mais de meio século, é importante promover o clima de diálogo, sem perder a oportunidade dificilmente dada.

É preciso tomar cuidado com os critérios de pôr condições unilaterais e fixar artificialmente a ordem de vários diálogos. Discutir nos diálogos de diferentes vias os temas adequados e desencadear, um após outro, os nós, no sentido de buscar os pontos comuns, deixando para trás as diferenças, aqui está a verdadeira atitude de conversar.

O problema nuclear na península coreana foi suscitado por uma ameaça de guerra nuclear e pela política hostil dos EUA contra a RPDC. Portanto, é indispensável um método de diálogo que permita erradicar a causa desse problema.

É invariável a posição da RPDC de desnuclearizar toda a Península Coreana. Também permanece inalterada a vontade da RPDC de implementar em todos os aspectos a declaração conjunta de 19 de setembro sobre o princípio da igualdade e da ação simultânea.

Embora continuem na península coreana as relações hostis entre a RPDC e os EUA e entre a primeira e a Coreia do Sul, a ação de uma parte será vista pela contraparte como uma provocação. A posição da RPDC é criar a fé através do diálogo e das negociações para acabar com as ações consideráveis como provocação e ela está disposta a esforçar-se em conjunto neste sentido.

A atual situação na península coreana, que está no dilema de tensão ou de tensão, demanda aos países interessados que tomem a corajosa decisão de aproveitar a oportunidade de diálogar com a visão de potências e a missão da época."