Sem categoria

Presidente uruguaio visita Venezuela para reforçar relações

O presidente do Uruguai, José Mujica, chegou à Venezuela nesta quinta-feira (27) em sua segunda visita oficial destinada a reforçar as relações entre os países, baseadas na cooperação e na solidariedade.

Mujica viaja acompanhado por uma delegação composta pelo ministro das Relações Exteriores, Luis Almagro, o chefe da companhia petrolífera estatal Ancap, Raúl Sendic, e o vice-diretor de Protocolo e Cerimonial, Boris Svetogorsky, entre outros.

O chefe de Estado uruguaio, que foi recebido pelo chanceler Nicolas Maduro, no Aeroporto Internacional Simón Bolívar de Maiquetía, tem prevista uma reunião com seu homólogo venezuelano, Hugo Chávez, para reforçar os laços bilaterais.

Os dois líderes iam se reunir em dezembro, mas o encontro foi suspenso pela emergência vivida na Venezuela por causa de fortes chuvas. Este é então o terceiro encontro bilateral Venezuela-Uruguai. Encontra-se pendente selar um projeto sobre a exploração de petróleo na Faixa do Orinoco, no qual a empresa Ancap será parceira da Petróleos de Venezuela e da Energía Argentina SA (Enarsa).

Mujica visitar os afetados pelas chuvas e com a comunidade uruguaia radicada neste país, estimada entre 14 mil e 16 mil pessoas. Durante sua primeira visita à Venezuela, em abril de 2010, Mujica Chávez assinou oito acordos bilaterais, entre os quais a troca de petróleo por bens e serviços, assim como a importações de veículos e alimentos do Uruguai.

Caracas e Montevidéu estão trabalhando em novas oportunidades de negócios, incluindo uma rota marítima para reduzir custos de transporte e a colaboração no estabelecimento de empresas, como a Envidrio, fundada em 2005 com o apoio da Venezuela.

Existe, além do mais, uma crescente cooperação rural para a capacitação em matéria de agricultura familiar, programas para o desenvolvimento genético e colaboração em áreas de medicamentos, ciência e tecnologia.

Os dois países também pretendem desenvolver a esfera cultural, com o Sistema de Orquestras Sinfônicas.
Mujica chegou a Caracas vindo do Peru, onde se reuniu com seu colega Alan García e assinou acordos em áreas de saúde, imigração, portos e de formação diplomática.

O presidente uruguaio, que faz a primeira viagem oficial de 2011, foi condecorado com a Ordem do Sol do Peru, com a Medalha de Honra do Parlamento Europeu e foi declarado Hóspede Ilustre de Lima.

Fonte: Prensa Latina