Sem categoria

Seminário debaterá "O Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos"

Estão abertas as inscrições para o 2º Seminário Internacional “O mundo dos Trabalhadores e Seus Arquivos”, que acontece nos dias 30 e 31 de março e 1º de abril, tem o tema “Memória e Resistência”.

O encontro vai promover debates sobre os documentos reunidos pelos arquivos operários, rurais, sindicais e populares, bem como sobre as particularidades que envolvem o tratamento desses acervos, constituindo-se em um fórum privilegiado para a transferência de informações e o incentivo à recuperação e à preservação dos arquivos dos trabalhadores e suas organizações.

O objetivo é contribuir na construção e manutenção da história do país. 

Também estão abertas as inscrições para apresentação de comunicações e para participação em mini cursos. Mais informações em http://www.cut.org.br/cut-em-acao/36/2-seminario-internacional-o-mundo-dos-trabalhadores-e-seus-arquivos 

Primeira edição foi em 2008

A primeira edição do Seminário, promovido pelo Arquivo Nacional, pela Associação Latino-Americana de Arquivos (ALA) e pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), foi realizado entre os dias 9 e 11 de setembro de 2008, em São Paulo.

Dirigido a entidades e profissionais com atuação na área dos arquivos operários e sindicais, teve como público-alvo representantes de centrais sindicais de vários países, de entidades sindicais, centros de documentação dos movimentos operário, rural, sindical e popular, bem como seus dirigentes e militantes, arquivos públicos e privados, que mantêm sob sua guarda acervos relativos às organizações de trabalhadores, além de arquivistas, historiadores, documentalistas, bibliotecários e estudantes.

Foram três dias de palestras, exposições e debates, com especialistas da Argentina, Brasil, Espanha, EUA, México, Peru, Portugal e Suiça, acompanhados por cerca de 200 participantes. Leia o Relatório Final do evento clicando aqui.

Serviço:
2º Seminário Internacional O Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos
Data: 30 de março a 01 de abril de 2011
Local: Arquivo Nacional. Praça da República, 173. Rio de Janeiro – RJ

Fonte: Nead