Ceará: PCdoB dobra bancada comunista na Câmara dos Deputados

A renovação da bancada de deputados federais cearenses será de 44%. Dos 22 parlamentares eleitos, dois são do PCdoB, praticamente 10% dos eleitos. O partido comunista no Ceará dobrou sua participação na Câmara Federal com a reeleição de Chico Lopes e a eleição de João Ananias.

Eleitos no Ceará - Festa da Vitória

A posse dos novos deputados federais eleitos no último pleito será nesta terça-feira (01/02), em Brasília. Dos 22 deputados federais eleitos, dois são do PCdoB. O professor Chico Lopes inicia seu segundo mandato de deputado federal enquanto o médico João Ananias será empossado pela primeira vez.

Tomam posse também nesta terça-feira, os deputados estaduais. No Ceará, o PCdoB mantém sua representação na Assembleia Legislativa, com a eleição de Lula Morais, parlamentar que teve destacada atuação tanto no debate político como nas questões referentes aos interesses do estado, do povo e dos trabalhadores.

Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), presidente estadual do PCdoB, destaca a grande vitória do partido no Ceará. “Nosso projeto central no pleito de 2010 era a eleição de dois deputados federais – Chico Lopes e João Ananias. Proporcionalmente, o Ceará é o estado com índice maior de comunistas na Câmara Federal. Mantivemos também nossa vaga na Assembleia Legislativa cearense, elegendo Lula Morais com quase 36 mil votos. Além disso, Dr. Pierre, médico da região de Crateús, confirmou lugar na primeira suplência”, enumera.

Reconfiguração do quadro político no Ceará

Após definida a eleição no Ceará, os principais partidos de apoio ao governo — PSB, PMDB, PT, PDT e PCdoB, ao lado de outros da base aliada saíram fortalecidos. Já o PSDB surge como o grande derrotado nestas eleições. Perdeu sua representação cearense no Senado e suas bancadas na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa minguaram muito. “Esta nova reconfiguração coloca forças de direita (PPS, DEM e PSDB) em processo de declínio e abre campo de crescimento para as forças democráticas e progressistas no estado”, reforça Patinhas. Para o dirigente comunista, a vitória do PCdoB em 2010 fecha com êxito uma década de afirmação política do partido no estado. “Saímos mais fortes e com atuação crescente nas diversas frentes partidárias”.

Crescimento nacional

O crescimento do PCdoB no Ceará reflete uma tendência nacional. Em entrevista ao caderno cearense do Portal Vermelho, José Reinaldo Carvalho, Secretário Nacional de Comunicação, justificou que a análise das eleições não é feita isoladamente. “Temos que fazê-la como parte de um processo político que se iniciou em 2002, quando o partido decidiu enfrentar uma tática eleitoral mais ofensiva, de valorizar disputas majoritárias e participar de instâncias de governo. Antes, nossa participação era tímida”.

“De 2002 para cá, o PCdoB não registrou nenhum recuo ou derrota eleitoral”, reforça José Reinaldo. Em 2006, o partido tinha13 deputados federais, neste ano elegeu 15. A eleição de Vanessa Grazziotin (AM) ao Senado amplia a bancada do PCdoB no Congresso — antes composta apenas pelo cearense Inácio Arruda. Em 2006 eram 12 deputados estaduais enquanto atualmente o número de parlamentares nos estados cresceu para 18.

De Fortaleza,
Carolina Campos