Deputado Assis Melo prioriza debate do salário mínimo de R$ 580

O deputado federal do Rio Grande Sul, Assis Melo (PCdoB), conhecido pela sua luta histórica em defesa do direitos dos trabalhadores, assumiu o primeiro mandato nesta terça-feira (1º) determinado a articular com os líderes das bancadas de outros partidos negociações para aprovar salário mínimo de R$ 580, como pedem as centrais sindicais, reajuste para os aposentados e pensionistas e revisão da tabela de Imposto de Renda (IR).

Assis Melo

Nesta segunda-feira (31), Assis Melo passou o dia em reuniões com sua equipe de assessores e com a bancada do PCdoB, em Brasília, para encaminhar pedidos de audiências com os parlamentares de outras siglas. Assis pretende manter os primeiros contatos em torno da questão do salário mínimo, do reajuste para aposentados e pensionistas e de revisão da tabela do IR ainda neste terça, logo após a cerimônia de posse.

"O aumento do salário mínimo, o reajuste para os aposentados e a revisão da tabela do Imposto de Renda são questões fundamentais, prioritárias, e vamos colocá-las no centro do debate, chamando os deputados, governo e centrais para debater esses temas", antecipa o deputado comunista.

Além desses temas, Assis também defenderá, na Câmara dos Deputados, a redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais – sem a redução de direitos -, o fim do fator previdenciário, uma extensão da universidade pública federal para a região da Serra e o acesso às bolsas do ProUni para estudantes que concluíram os estudos por meio de supletivos em instituições privadas.

A pedido do deputado, equipe de assessores também inciou nesta segunda-feira a elaboração e redação de alguns projetos. Assis pretende protocolar algumas propostas ainda nesta semana.

Do Vermelho do RS,
Roberto Carlos Dias