Maranguape: Secretaria de Saúde investe na qualidade dos serviços

A Secretaria da Saúde de Maranguape realizou a primeira reunião de apresentação do Plano de Avaliação para a Melhoria da Qualidade da Estratégia Saúde da Família. Participaram desta etapa cerca de 210 profissionais que atuam nas 24 Equipes de Saúde da Família do município.

Durante o encontro, foi apresentada a proposta de Avaliação para a Melhoria da Qualidade dos Serviços de Saúde (AMQ) aos profissionais, incentivando-os a colaborarem com o processo de avaliação dos serviços oferecido pelo Município.

O AMQ é um instrumento elaborado pelo Ministério da Saúde, que orienta as equipes de PSF na auto-avaliação do trabalho que realizam. “Com auxílio dos dados coletados será possível verificar como está o atendimento prestado e planejar como a Secretaria da Saúde e os profissionais desejam atender a comunidade no futuro”, justifica a Secretária de Saúde de Maranguape, Sandra Mendes.

O plano está sendo implantado em todo o país, desde 2006. O objetivo é fornecer as ferramentas necessárias para que os gestores e profissionais da Atenção Básica possam avaliar a qualidade dos serviços prestados à comunidade. Esses dados servirão para melhorar as ações e serviços prestados pelo município.

Nesse primeiro momento, os profissionais de cada área conheceram o que é o AMQ, sua importância e como esse instrumento pode auxiliar na melhoria do trabalho que eles desempenham, conforme afirmou a Coordenadora do AMQ no Estado do Ceará, Gardênia Maria Costa de Oliveira.

Segundo a coordenadora, cada profissional inserido na Estratégia da Saúde da Família desempenhará uma função no fornecimento dos dados para a avaliação AMQ. O Ministério da Saúde elaborou cartilhas que deverão ser preenchidas semestralmente por cada equipe de saúde. Todas as informações coletadas serão lançadas no sistema digital do Ministério da Saúde e permitirão avaliar os níveis de qualidade das equipes que atuam em todo o país.

“Desta maneira, poderemos avaliar o desempenho do Programa Saúde da Família em Maranguape, de forma geral, considerando informações repassadas desde os Agentes Comunitários de Saúde até pelo próprio gestor da Saúde Municipal”, esclareceu a coordenadora.

Fonte: Prefeitura de Maranguape