Sem categoria

Chávez comemora 12 anos no poder com o apoio de revolucionários

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, comemora nesta quarta-feira (2) 12 anos no poder. Em comemoração, Chávez convocou revolucionários de 70 países para participarem de uma jornada de solidariedade internacional em favor da Revolução Bolivariana e do projeto de instaurar na Venezuela um regime de socialismo do século 21.

O deputado Rodrigo Cabezas, do Partido Socialista Unido da Venezuela (Psuv) – o de Chávez – disse que intelectuais, poetas, cientistas, militares revolucionários participarão das celebrações em 70 países. A partir deste ano, Chávez enfrenta uma oposição coesa na Venezuela.

Em 2 de fevereiro de 1999, Chávez assumiu o poder em meio a uma crise envolvendo dois dos principais partidos políticos – Ação Democrática e Copei – e depois de a Assembleia Nacional aprovar uma nova Constituição, posteriormente revista pelo presidente. Na revisão, Chávez aprovou alterações autorizando a reeleição.

Em abril de 2002, o presidente foi retirado do poder por um grupo de militares e civis, mas conseguiu retornar ao cargo. No fim deste ano, ele enfrentou uma greve geral que paralisou o país durante dois meses. Em 2006, foi reeleito para um mandato de seis anos.

Eleições

Em dezembro de 2012, Chávez disputará novas eleições presidenciais. Na Venezuela, o mandato é de seis anos, e a próxima gestão será de 2013 a 2019.

Segundo Chávez, uma campanha internacional, liderada pela oposição, tenta transmitir a imagem de que não há democracia no país, mas não encontra respaldo nas ruas.

“Aqui há democracia, mais do que democracia. É o poder para o povo, é isso que vamos continuar a reforçar ao longo deste ano e em 2012, quando vamos ganhar a eleição presidencial", afirmou.

Informações da Agência Brasil