Sem categoria

Chanceler russo critica sanções europeias a Belarus

O ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, criticou nesta quarta-feira (02) a política de sanções imposta pelos países europeus contra a Belarus, onde o presidente Alexander Lukashenko foi reeleito pela quarta vez.

"Esse não é o caminho", disse Lavrov, que se pronunciou para promover o diálogo entre as nações europeias e Minsk, pois as sanções estão longe de resolver o problema, disse ele. A União Europeia deve buscar formas de cooperação com a Belarus para permitir o fortalecimento da democracia no país e a implementação de reformas econômicas, considerou o diplomata russo.

Lukashenko defendeu as medidas aplicadas em 19 de dezembro, depois que os primeiros resultados das eleições presidenciais foram conhecidos, quando os líderes da oposição organizaram uma manifestação para denunciar uma suposta fraude.

Após as tentativas de vários dos participantes, na manifestação em uma praça central da capital, de destruir a sede da Comissão Central Eleitoral, a polícia desmantelou o protesto e prendeu várias pessoas responsáveis pelo ato.

Ao assumir a presidência em janeiro, Lukashenko prometeu apresentar materiais que relacionam entidades europeias com a organização e o financiamento desses protestos. Os países europeus se recusaram a reconhecer o resultado das eleições presidenciais e, esta semana, decidiram reforçar as sanções contra o governo de Belarus.

Ao mesmo tempo, Minsk qualificou como uma aberta provocação a chamada conferência internacional de solidariedade com Belarus, pois seria difícil considerá-la como um evento a favor deste país, quando, na verdade, apoia elementos contrários ao governo bielorusso.

Fonte: Prensa Latina