Milhares de pessoas participam da Festa de Iemanjá em Salvador

Milhares de baianos e turistas lotaram a enseada do Rio Vermelho, em Salvador, nesta quarta-feira (2/2) para participar da festa em homenagem a Iemanjá. A movimentação na aldeia de pescadores que organiza os festejos começou de madrugada, quando as pessoas começaram a levar os presentes a serem ofertados à rainha das águas. Flores, perfumes, colares e outros produtos de beleza são as oferendas mais comuns nas centenas de balaios que são jogados ao mar pelos pescadores.

Esta á parte religiosa da festa, que culmina com a saída dos barcos em direção ao mar, levando os presentes ofertados pelos fiéis. Todos os anos, os pecadores oferecem também uma grande oferenda, que este ano foi a escultura de uma concha de 2,5 metros, com uma grande pérola dentro. O presente atrasou devido a alguns problemas, mas foi entregue no final da tarde.

No início da tarde começou o lado profano da festa, que não tem hora para acabar. Este ano, as bandas Olodum e Psirico animaram a multidão, em um clima de pré-carnaval. Além de música, muitas entidades do movimento social também utilizaram a festa para protestar contra situação da cidade, cujo prefeito João Henrique Carneiro (sem partido) passa por uma crise política e administrativa sem precedentes.

De Salvador,
Eliane Costa