Salvador prossegue campanha pela abertura da Copa de 2014

Representantes dos diversos segmentos do turismo baiano e de entidades esportivas se reuniram nesta quinta-feira (3), no Grande Hotel da Barra, para o lançamento da campanha para Salvador ser o palco da festa de abertura e do jogo inaugural da Copa do Mundo de Futebol 2014. O pleito tem apoio institucional da Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa – Secopa, que fez questão de comparecer ao evento.

Campanha Abre a Copa Salvador

“A expectativa, agora, é convencer a FIFA de que a capital baiana tem know-how para abrir o Mundial”, pontuou o titular da Secopa, Ney Campello, que convidou a entidade máxima do futebol a conhecer a estrutura do carnaval baiano este ano. A candidatura se apóia, justamente, na experiência baiana em sediar eventos culturais de grande porte, como o carnaval, sustentada no argumento de que, uma cidade que recebe 1,5 milhão de pessoas durante a folia momesca, está capacitada a receber os cerca de 70 mil visitantes esperados para o período do Mundial.

No que diz respeito às justificativas para receber o jogo de abertura, as obras do novo estádio estão entre as mais adiantadas frente às outras 12 sedes. E, com capacidade inicial para 50 mil espectadores, a Nova Fonte Nova poderia chegar aos 65 mil lugares exigidos pela FIFA, aproveitando a área denominada de ferradura – um vão no setor sul do estádio, com abertura para o Dique de Tororó – para colocação de assentos provisórios e desmontáveis. Inclusive, já foram realizados estudos técnicos por uma empresa suíça de estruturas moduladas (Nussil), atestando a viabilidade da empreitada.

Durante o evento, foram apresentados o clipe da campanha e as peças publicitárias que serão espalhadas por todo país. “A Bahia é o maior pólo turístico da América do Sul; tem sol e praia, cultura e infraestrutura para realizar o evento”, destacou o presidente do Salvador e Litoral Norte da Bahia Convention&Visitors Bureau, Pedro Costa, entidade que capitaneia e patrocina a campanha.

O café da manhã de lançamento da campanha “Abre a Copa Salvador” reuniu consortes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel/BA, Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia – Abav, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Abih/BA, Associação Brasileira de Empresas de Eventos – Abeoc e o Sindicato dos Guias de Turismo da Bahia, entre outras entidades. O evento ainda contou com gestores da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Setre, Secretaria Estadual de Turismo – Setur, Prefeitura de Salvador, Sebrae/BA e a Empresa Salvador Turismo – Saltur.

“Essa idéia, que começou ainda na Copa da África, vem ganhando corpo com a integração da sociedade civil. A manifestação da vontade e do desejo de outros setores, que não apenas o Governo, de trazer pra cá esse evento, é fundamental e indispensável”, destacou o secretário do Esporte, Nilton Vasconcelos. A candidatura de Salvador já havia sido oficializada pelo Governo e Prefeitura em setembro, com a entrega da Carta Oficial e do Bilding Book (portfólio com informações sobre a infraestrutura da cidade em termos de hotéis, bares, centros de convenções etc e documentos de apoio assinados por gestores do Nordeste e artistas) ao presidente do Comitê Organizador Local – COL e da Confederação Brasileira de Futebol – CBF, Ricardo Teixeira.

Salvador disputa com Brasília e São Paulo a abertura da Copa, e com Fortaleza a festa inaugural do evento esportivo. Para aderir ao pleito, basta assinar o abaixo-assinado eletrônico disponível no site oficial – www.abreacopasalvador.com.br -, no ar a partir de hoje. A expectativa é de recolher 1 milhão de assinaturas – até o início da tarde desta quinta, 835 pessoas já haviam rubricado.

De Salvador,
Camila Jasmin