Oposição: CTB lança chapa em eleição no Sindicato dos Vigilantes
Após 12 anos de domínio de uma só força política, o Sindicato dos Vigilantes do Estado do Ceará volta a ter disputa na eleição sindical. A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) no Ceará lança chapa de oposição para concorrer à direção e apresenta propostas de melhorias para a categoria.
Publicado 04/02/2011 12:49 | Editado 04/03/2020 16:32

Para Jonas Rodrigues, presidente da Chapa 2 “Tá na hora de mudar”, esta eleição tem sido muito importante para os vigilantes. “Após quatro mandatos seguidos, conseguimos realizar uma eleição democrática. A diretoria anterior sempre usava formas questionáveis para sair com chapa única e garantir a vitória. Desta vez, inscrevemos nossa chapa na Procuradoria do Trabalho para garantir a realização da eleição”.
A chapa 2, composta por membros da CTB e pessoas insatisfeitas com a atua gestão, tem tido grande apoio dos vigilantes no Estado. “Apesar de três chapas concorrerem na disputa, nós é que representamos a oposição. As outras duas, são compostas por correntes semelhantes”, alerta o sindicalista.
Segundo Jonas Rodrigues, a categoria vive um período de “insatisfação generalizada” com a postura do Sindicato perante a categoria. “Desde que esta atual direção ganhou seu terceiro mandato, estamos nos articulando para disputar esta eleição. Lutaremos pelos direitos já conquistados pelos vigilantes, por uma maior fiscalização nas empresas e ainda por assistência de saúde para os associados”, enumera. Outra questão que tem sido debatida é a valorização do vigilante. “Nem dentro do próprio Sindicato o associado é bem tratado. Iremos reverter este quadro”, defende.
Mais sobre as eleições
– Segundo dados da Polícia Federal, o Ceará conta atualmente com cerca de 12 mil vigilantes legalizados. Destes, 4 mil são sindicalizados.
– A eleição para a nova Diretoria do Sindicato dos Vigilantes, com mandato de três anos, será nos dias 24 e 25 de fevereiro.
– 43 urnas estarão disponíveis nos dias de votação. Serão duas fixas em Fortaleza (na sede do Sindicato: Rua Alfredo Salgado, 48 – Centro). Duas ficarão nas sub-sedes do Sindicato nas cidades de Juazeiro do Norte e Sobral. 12 urnas itinerantes irão percorrer pontos de serviços na Região Metropolitana de Fortaleza enquanto o restante das urnas colherá os votos em todo o interior do Estado.
– Os associados têm horário elástico para comparecer às urnas: das 7h às 21h.
– O resultado da eleição está previsto para ser divulgado no dia 26 de fevereiro.
De Fortaleza,
Carolina Campos