Sem categoria

Venezuela: Revolução Bolivariana é único caminho, diz ex-ministro

“A Revolução Bolivariana é o único caminho para o país porque voltar ao passado seria um desastre”, assegurou o reconhecido jornalista e ex-ministro venezuelano José Vicente Rangel ao se comemorar os 12 anos de governo encabeçado pelo presidente Hugo Chávez.

Rangel recordou no Palácio de Miraflores que na quarta República “o povo era invisível, mas agora está no centro de cada uma das políticas empreendidas pelo governo nacional”.

“Sempre considerei que a conquista maior do processo foi dar visibilidade ao povo que saiu da obscuridade e hoje está no meio da rua e não voltará às ‘cavernas’ onde estava”, sublinhou.

Nunca – disse ele – “o povo teve maior presença do que agora; antes era uma participação quinquenal nas eleições, mas agora é cotidiana”.

Ao se referir ao chefe de Estado venezuelano, destacou que “em momentos em que se testam os homens – na euforia da vitória e na derrota – sempre reagiu com dignidade. Isso é que faz um líder”.

Em relação ao chamado que Chávez fez no último dia 15 de janeiro quando prestou contas à Assembleia Nacional, Rangel assinalou que o debate deve realizar-se em todo país para fortalecer o processo de mudança. Esse chamado ao diálogo que alguns rejeitam é fundamental não apenas para os processos eleitorais, como para continuar aprofundando a revolução.

José Vicente Rangel, que é advogado e jornalista, foi chanceler da Venezuela, ministro da Defesa, e depois do golpe de Estado de 2002 assumiu funções como vice-presidente executivo até 2007.

Fonte: Prensa Latina
Tradução: Portal Vermelho