Sem categoria

Polícia Federal prende mais uma liderança Tupinambá

A cacique Tupinambá Maria Valdelice de Jesus (Jamapoty), da Aldeia Itapoãn, localizada no município de Ilhéus, foi presa na tarde de quinta-feira (3) por agentes da Polícia Federal de Ilhéus. O mandado foi expedido pelo juiz federal Pedro Holliday.

Valdelice está sendo acusada de ser líder de quadrilha e de comandar uma série de invasões a propriedades rurais desde que os indígenas iniciaram a luta pela retomadas dos seus territórios.

Segundo o delegado da Polícia Federal, Fábio Muniz, a cacique prestou depoimento na tarde de quinta-feira e foi transferida para a ala feminina do Presídio de Itabuna.

Em nota, o Cimi afirma que a comunidade está bastante apreensiva, "pois teme que aconteça o mesmo processo que se deu com o cacique Babau, de transferências sucessivas para evitar manifestações da comunidade". Os indígenas também estão preocupados com a saúde da cacique, que é hipertensa e não teve condições de levar seus remédios.

Ainda de acordo com o Cimi, a Procuradoria da Funai em Brasília, em contato com a Procuradoria Federal em Ilhéus, já agilizou um pedido de Habes Corpus para Maria Valdelice.

A comunidade da Serra do Padeiro, por meio de seu cacique Babau, já manifestou solidariedade e se colocou à disposição da comunidade de Olivença. As entidades de apoio à luta dos povos indígenas se mostram preocupadas com as constantes prisões das lideranças e também manifestam apoio e solidariedade à cacique e à comunidade Tupinambá de Olivença.

Com informações do Cimi