Sem categoria

Coreias realizam contato de trabalho sobre temas militares

Representantes da República Popular Democrática da Coreia e da Coreia do Sul realizam nesta terça-feira (8) contatos de trabalho sobre temas militares na aldeia de Panmunjon, a partir das 10h, de acordo com fontes do Ministério da Defesa de Seul.

O porta-voz do Ministério, Kim Min-seok, explicou à mídia que as respectivas delegações serão chefiadas por coronéis do exercito de cada nação.

A reunião corresponde a uma proposta da RPDC com o objetivo de manter conversações militares de alto nível, cuja sede, data e agenda devem ser acordadas nesse encontro, segundo informações divulgadas anteriormente.

Esses contatos serão os primeiros entre as duas partes desde setembro de 2010.

Pyongyang propôs em 20 de janeiro esse debate, encaminhado a reduzir as tensões na Península Coreana, iniciativa que esteve precedida pela de sustentar um diálogo incondicional para favorecer a melhoria das relações e a reunificação.

Esses passos constituem sinais de distensão, depois de um agravamento da situação na península ocorrido a partir de 23 de novembro, quando a RPDC respondeu com disparos de artilharia os tiros desferidos contra suas águas jurisdicionais pela Coreia do Sul. A troca de tiros resultou em 4 mortes e várias pessoas feridas no país sulista.

A RPDC qualificou o intercâmbio de fogo como uma provocação instigada pelos Estados Unidos e sua reação um ato de defesa.

A esse incidente seguiram várias manobras militares por parte dos sul-coreanos, uma delas com participação das forças do Pentágono, incluíndo o porta-aviões George Washington, o que aumentou sobremaneira as tensões.

Fonte: Prensa Latina