Sem categoria

Coreia do Norte critica Sul por pressão contra programa nuclear

A República Popular Democrática da Coreia (RPDC) criticou nesta quarta-feira a administração da Coreia do Sul por causa de sua tentativa de levar o caso de enriquecimento de urânio para o Conselho de Segurança da ONU.

Um artigo publicado no diário Rodong Sinmun, do Partido do Trabalho da Coreia, adverte que a medida do vizinho capitalista poderá aumentar as tensões entre as duas partes da Península Coreana.

Destacando que o programa de enriquecimento de urânio da RPDC tem fins pacíficos, o artigo afirma que a Coreia do Sul não colherá benefícios com a sua intenção de levar o assunto ao Conselho de Segurança "junto com forças externas", mas sim acabará bloqueando o processo de desnuclearização da península.

"A exploração por parte da Coreia do Sul do velho clichê dos direitos humanos na RPDC danificará a relação com seus vizinhos e minará o ambiente de diálogo", adverte o artigo.

"Como todo o país espera que as tensões sejam relaxadas por meio de diálogo, as autoridades sul-coreanas deveriam abandonar a mentalidade de confrontação e por um fim a tais medidas sem sentido o quanto antes", agregou.

Segundo a imprensa da RPDC, a Coreia do Sul declarou recentemente que levaria o assunto do enriquecimento de urânio ante o Conselho de Segurança da ONU e "ajudaria" a "melhorar" a situação dos direitos humanos no vizinho do norte.

Com informações da Xinhua.