Sem categoria

New York Times acredita que Obama vive bom momento político

Depois de meses de problemas, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conseguiu melhorar sua imagem e caminha rumo à reeleição, considerou nesta segunda-feira (7) o diário estadunidense The New York Times.

Seu recente discurso à nação e sua resposta ao atentado de Tucson, no Arizona, assim como a aprovação de vários projetos no Congresso melhoraram sua popularidade, afirma o periódico.

Entretanto, crises imprevistas como a do Egito podem agitar a agenda política interna e trazer problemas ao presidente, assinala.

Há vários temas que serão cruciais nas eleições do ano que vem: a ocupação do Afeganistão, a marcha da economia e o trabalho dos republicanos na Câmara dos Representantes, que dominam a casa, comenta o periódico.

Nesse sentido, desde a Segunda Guerra Mundial, nenhum presidente conseguiu a reeleição com uma taxa de desemprego superior a 7,5%. Atualmente a taxa está perto dos 9%, indica o jornal.

O Afeganistão também representa um problema ante o aumento dos ataques do talibã e do número de soldados americanos mortos e feridos em 2010.

O The New York Times revela que os estrategistas da Casa Branca não estão preocupados com a ferrenha oposição feita pelos republicanos no Congresso e consideram que Obama conseguirá derrotá-los.

Além disso, há evidências de fratura no Partido Republicano, entre seus tradicionais membros e o movimento ultraconservador Tea Party, indica o jornal.

No próximo ano a economia seguirá melhorando e é muito improvável que a situação no Afeganistão piore, embora possa continuar muito complicada. Se não acontecer um cataclisma global, a reeleição de Obama é praticamente segura, conclui o The New York Times.

Fonte: Prensa Latina