Sem categoria

Senadora manifesta apoio à mensagem dos cubanos a Obama

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) manifestou, em discurso no Senado, nesta quinta-feira (17), solidariedade com a mensagem direcionada pela Associação Nacional Cubana de Residentes no Brasil – José Martí ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que visita o Brasil depois de amanhã. “Eles destacam a desilusão daquele povo com o presidente Obama”, disse a senadora, que é coordenadora do Grupo Parlamentar Brasil Cuba, que está em fase de reestruturação no Congresso Nacional.

No documento, a entidade centra o foco em duas questões fundamentais: a exigência da libertação dos Cinco Cubanos presos acusados de terrorismo nos Estados Unidos e o fim imediato do bloqueio econômico norte-americano sobre a Ilha.

A senadora fez a leitura na íntegra da mensagem, destacando que “trata-se de uma mensagem oportuna para o momento e que tem nosso inteiro apoio. Aliás, no ano passado, aprovamos no plenário da Câmara dos Deputados uma moção na qual manifestamos nossa posição contra o bloqueio e o apoio e solidariedade a prisioneiros políticos.”

Segundo a senadora comunista, “o bloqueio afronta as leis internacionais e a vida de onze milhões de cubanos nos últimos 50 anos”. Para ela, “o tal bloqueio é a mais injusta, antiga e duradoura ação belicosa de um Estado em relação ao outro.”

Quanto aos cinco prisioneiros políticos (Antônio Guerrero, Fernando González, Gerardo Hernández, Ramón Labanino e René Gonzáles), ela disse que o parlamento brasileiro já solicitou a imediata libertação deles.

“Ainda nos manifestamos pelo encerramento das atividades de cárcere e pelo fechamento da Base Militar mantida em Guantánamo”, disse, para demonstrar os motivos pelos quais “nos solidarizamos com o povo cubano que ao longo da história acumulou diversos avanços.”

A mortalidade infantil naquele país, lembrou a senadora, é de 5,4% por mil nascidos vivos e a expectativa média de vida é de 77 anos, índice superior a países como os Estados Unidos, Japão e Dinamarca, segundo dados da Unesco. “São marcas que indubitavelmente mostram os acertos da transformação política operada naquele país”, destacou.

Íntegra da nota

Somos cubanos residentes no Brasil. Durante sua campanha presidencial, estivemos esperançosos de que o senhor realmente produziria as mudanças que insistentemente prometia, em particular, aquelas relacionadas com nosso país.

Porém, estamos cada vez mais e mais desiludidos, pois não se observa nenhuma mudança na política americana relacionada a Cuba, contra as expectativas da comunidade internacional e a opinião pública norte-americana.

Por uma esmagadora maioria, no ano 2010 – uma vez mais e por 19 vezes consecutivas -, na Assembleia Geral das Nações Unidas, a comunidade internacional recusou o criminal bloqueio que o governo americano tem imposto ao nosso país por mais de meio século e pediu o encerramento dessa política genocida.

O bloqueio econômico, comercial e financeiro fecha mais e mais as suas garras e o senhor não tem usado suas amplas prerrogativas constitucionais, que lhe permitiriam introduzir importantes mudanças passíveis de aliviar enormes necessidades que nosso povo vem sofrendo há muitos largos anos.

O governo dos Estados Unidos – o seu governo, Senhor Presidente Obama – continua dificultando as vendas de alimentos a Cuba por parte de empresas norte-americanas e não permite que essas vendas sejam realizadas conforme as normas e práticas regulares do comércio internacional.

O bloqueio imposto ao nosso país não é um assunto bilateral; ele tem um marcante caráter extraterritorial que viola as leis internacionais e as regulamentações internacionais do comércio, é ofensiva à soberania de terceiros Estados e a os legítimos interesses de entidades e pessoas sob a sua jurisdição.

Por outra parte, o senhor ignora os crescentes chamados desde cada canto do mundo para que cesse a enorme injustiça perpetrada para encarcerar e submeter a desumanos maus tratos nossos Cinco Heróis Cubanos, depois de 12 anos de prisão devido a absurdas sentenças por crimes que não cometeram. A tarefa que eles realizavam era monitorar terroristas cubanos assentados em Miami, os quais representam um grande perigo não só para nosso país, mas também para os Estados Unidos.

Estamos seguros de que isso é do seu conhecimento, Senhor Presidente. Portanto, com toda firmeza lhe demandamos: A eliminação do criminal bloqueio imposto ao nosso país e a imediata liberação dos nossos Cinco Heróis Cubanos. O senhor tem as possibilidades constitucionais para atender a este reclamo. Prove que o senhor, realmente, Pode mudar!

De Brasília
Márcia Xavier