Sindicato dos Comerciários de Fortaleza denuncia lojas San Michel

Apesar de toda a pressão psicológica que a San Michel faz em cima dos trabalhadores para que não denunciem as irregularidades e os abusos cometidos na empresa, o Sindicato dos Comerciários de Fortaleza denuncia: “Finalmente constatamos o que já sabíamos: San Michel explora, coage e engana seus funcionários”.

Segundo o Sindicato, a empresa obriga seus funcionários a assinarem o contracheque com o valor correto do piso salarial dos comerciários, mas na hora de pagar, os trabalhadores recebem um valor inferior. Isso é ilegal e imoral. Além disso, os trabalhadores também têm que pagar até a água que bebem, além de serem orientados a não dar sequer um copo d´água aos clientes.

Os comerciários são obrigados a trabalhar doentes, pois a empresa não aceita atestado médico, descontando os dias dos trabalhadores doentes e quando resolve pagar, paga só a metade. Além disso, quando há trabalhador sindicalizado, a empresa manda uma funcionária ligar para o Sindicato e dizer que aquele trabalhador foi demitido, sem ter sido verdade. Tudo isso com o objetivo de distanciar os companheiros do sindicato e enfraquecer a luta em defesa dos comerciários.

A San Michel assedia tão intensamente seus trabalhadores. Eles são coagidos e silenciados para não contarem o que acontece lá dentro. Isso caracteriza abuso de poder, coação, constrangimento, assédio moral e, porque não dizer, lavagem cerebral.

É uma verdadeira tortura! E isso pode acarretar sérios danos à saúde física e psicológica do trabalhador. Entretanto, o Sindicato dos Comerciários de Fortaleza já realizou manifestações em frente à loja e manterá essas atividades para inibir as práticas da empresa San Michel. E, principalmente, já foram feitas denuncias da loja aos órgãos competentes para que ela seja fiscalizada, autuada e os problemas corrigidos.

Para isso, pedimos a colaboração dos trabalhadores para que não assinem nada que não for verdadeiro, não aceitem estes abusos e, mais importante, não fiquem calados diante das irregularidades e da tamanha exploração desta empresa. Também pedimos o apoio da sociedade para repudiar as ações da San Michel e de todas as empresas que exploram e assediam os trabalhadores.

Fonte: Sindicato dos Comerciários de Fortaleza