Estudantes voltam a protestar nas ruas de Salvador

Estudantes de Salvador voltaram às ruas da cidade nesta segunda-feira (7) para protestar contra o reajuste na tarifa do transporte coletivo da cidade. Desde que a Prefeitura autorizou o aumento, em vigor desde 1º de janeiro, o movimento estudantil já realizou manifestações em vários pontos da cidade. As ações começaram na Estação da Lapa, a mais movimentada da cidade, de onde saiu em direção ao Campo Grande, também no Centro.

A manifestação começou por volta das 10 horas, com os estudantes impedindo a saída dos ônibus na Estação da Lapa com intervalos de dez minutos. Em seguida, após liberarem os coletivos, fecharam parte da pista da avenida Centenário nas imediações do terminal de transbordo, seguindo em direção ao Campo Grande, onde fizeram um novo protesto, com o chamado passe livre, que consiste em parar os ônibus e embarcar os passageiros pela porta de saída, sem o pagamento de passagem.

Os estudantes protestam principalmente contra o reajuste da tarifas, mas querem muito mais. “Nós queremos um transporte público de qualidade. Não é isso que acontece em Salvador. Os trens do Subúrbio funcionam precariamente, o Elevador Lacerda está quebrado em pleno verão, o metrô continua parado e os ônibus não oferecem conforto e segurança para a população, além de demorarem muito”, ressalta o coordenador da Associação Bahia de Estudantes Secundaristas (Abes), Adriano Souza Santos.

A Revolta do Buzu, como é conhecido o movimento, deve continuar nos próximos dias. Nesta terça-feira (8) as manifestações acontecem no bairro de Cajazeiras, o mais populoso da cidade. “Estaremos na porta das seis maiores escolas da região, convidando os alunos para uma ação a partir das 10 horas, na praça de Cajazeiras 10. O nosso objetivo é mobilizar estudantes de vários cantos da cidade para um grande protesto, que acontecerá na quinta-feira, no Centro da cidade”, acrescentou o coordenador da Abes.

De Salvador,
Eliane Costa