Piauí pode fechar 2011 com 30 mil novos postos de trabalho

A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) prevê, para o ano de 2011, o surgimento de mais de 30 mil novos postos de trabalho no Piauí. Para isso, o Governo do Estado estabeleceu como prioridades a implantação de três novas unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e o investimento na qualificação profissional. 

De acordo com a secretária estadual do Trabalho e Empreendedorismo, Larissa Maia, o objetivo do Governo do Estado é possibilitar que o Piauí continue acompanhando a tendência nacional no que diz respeito à geração de novos postos de trabalho. “O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, já estabeleceu como meta a criação de 3 milhões de empregos no país. No Piauí, o objetivo é possibilitar o surgimento de um número 25% maior de empregos do que o observado em 2010”, informa.
 
Para possibilitar o surgimento dessas novas oportunidades de emprego, o Governo do Estado já estabeleceu um planejamento estratégico, que compreende a implantação de novas unidades do Sine e o investimento na qualificação profissional. “Estabelecemos como meta a ativação total das 14 unidades do Sine e a implantação de três novas unidades, em Barras, Campo Maior e Paulistana. Também é nosso objetivo fazer com que os cinco postos do Sine, em Teresina, funcionem em sua totalidade”, assinala. “Outra prioridade do Governo do Estado é a qualificação profissional, especialmente no setor da construção civil”, complementa.
 
Para que o Piauí ultrapasse a marca de 30 mil novos empregos em 2011, o Governo do Estado aposta na atração de novos grupos empresariais. É o caso do Carrefour, empresa de origem francesa, que atua desde 1975 no Brasil, e que terá uma unidade inaugurada em Teresina no mês de março.
 
Desde 2003, o Piauí tem experimentado um grande avanço no que diz respeito à geração de novos postos de trabalho. Somente no ano passado, por exemplo, foram criados 25.250 empregos formais, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
 
O grande gerador de empregos no Piauí foi o setor do Comércio, que abriu 7.898 novas vagas de trabalho. Construção Civil (7.513), Serviços (6.228), Indústria de Transformação (2.354) e Agropecuária (1.107) completam a lista de principais responsáveis pela geração de novos postos de trabalho no Estado.
 
Em números absolutos, a quantidade de empregos criados no Piauí foi maior do que a observada em Sergipe, Acre, Roraima, Amapá, Tocantins e Mato Grosso.
 
O bom desempenho do Piauí na geração de novos postos de trabalho segue uma tendência nacional. Em 2010, o Brasil fechou o ano com uma quantidade recorde de trabalhadores brasileiros empregados com carteira assinada: 2,5 milhões. O número é inédito na história do país.
 
A expectativa do Governo Federal é que esse número cresça ainda mais em 2011, graças a iniciativas como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Programa Minha Casa, Minha Vida, além da realização da Copa do Mundo (2014) e dos Jogos Olímpicos (2016). O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) estima que o país fechará o ano com 3 milhões de novos empregos formais.

Fonte: Ccom