Assis apresenta demandas para a Serra em audiência com ministros

O deputado federal Assis Melo (PCdoB-RS) esteve presente em duas audiências com ministros nesta quinta-feira e defendeu a liberação de emenda para o Estado do Rio Grande do Sul e formalizou pedido de ações emergenciais para as cidades da Serra gaúcha atingidas pela chuva de granizo do final do ano passado, que destruiu inúmeras lavouras.

Assis Melo - audiência com o ministro da Integração - Gustavo Alves/Divulgação

Assis apresentou as demandas da Serra em reunião da bancada gaúcha com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, para tratar dos problemas de diversas regiões Litorânea, Metropolitana e Serra gaúcha em situação de calamidade pública devido à seca ou chuva de granizo. A audiência foi solicitada pela coordenadora da bancada gaúcha, deputada Manuela d'Ávila, a quem Assis encaminhou um ofício relatando a situação da Serra e pediu providências.

Na reunião, Assis recebeu a informação de que na próxima semana será assinado um decreto do Ministério da Integração para liberar recursos para as cidades atingidas, inclusive da região. O encontro também contou com a participação do secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional, Alexandro Navarro.

"Fiquei satisfeito com o resultado da reunião. O ministro pediu para que os municípios, atingidos pela estiagem ou pelas chuvas de granizo, que ainda não se cadastraram na defesa civil façam isso o mais breve possível para que a situações de emergências sejam tratadas de forma emergencial. A deputada Manuela ficou de encaminhar esse retorno junto às cidades atingidas", reforçou Assis.

Antes da reunião na Integração, Assis Melo integrou comitiva liderada pelo deputado do Estado Rio Grande do Sul de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, em audiência com o ministro das Cidades, Mário Negromonte, para reforçar pedido de liberação de emenda coletiva da bancada gaúcha, no valor de R$ 25 bilhões. O valor da emenda destina-se ao reassentamento de cerca de mil famílias que vivem às margens da ERS-118, na Região Metropolitana, para possibilitar a obra de duplicação da rodovia. No final da reunião, o deputado Assis solicitou especial atenção do ministro, ao pleito da prefeitura de Vale Real, que prevê a intervenção em esgoto pluvial no Loteamento Parque Real.

De Brasilia
Roberto Carlos Dias