Sem categoria

Farc devem libertar mais dois prisioneiros nesta sexta

A equipe de 22 militares – e dois helicópteros – do Brasil cumpre hoje (11) a segunda etapa do resgate de cinco reféns em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Do departamento de Caquetá, na região de Florencia (na Colômbia), eles sairão em direção à selva colombiana para libertar o vereador Armando Acuña e o militar Henrique Marinho López Martínez.

Na quarta-feira (9) foi libertado o primeiro integrante do grupo – o vereador Marcos Baquero. No domingo (13), último dia das operações, será a vez de resgatar os militares Guillermo Solórzano e Salim Sanmiguel. A equipe sairá do departamento de Tolima, na região colombiana de Ibagué, em direção a um local definido pelos guerrilheiros.

As operações são acompanhadas por representantes do governo da Colômbia e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, além de dois integrantes da organização não governamental Colombianos e Colombianas pela Paz – Hernando Gómez e Danilo Rueda – e a ex-senadora Piedad Córdoba.

Apesar do acordo para a libertação dos reféns, o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, anunciou que vai intensificar o combate à ação das Farc. Segundo ele, 2 mil militares serão enviados para as áreas de Huila e Caquetá, onde há batalhões dos guerrilheiros.

No entanto, integrantes do governo informaram que mais 16 reféns deverão ser resgatados em breve. Não há definição de datas, mas as negociações começaram. Para a libertação dos sequestrados, são firmados protocolos de segurança.

Os protocolos são negociados pelos comandos das Farc e do governo Santos sob mediação da Cruz Vermelha Internacional, de organizações não governamentais e de Piedad Córdoba. Em geral, consistem em suspender voos militares e definir horários para os voos comerciais nas áreas onde ocorrem os resgates.

Fonte: Agência Brasil