Sem categoria

Hosni Mubarak deixou o Cairo com a família, diz TV árabe

A TV Al Arabiya informou nesta sexta-feira (11) que o presidente do Egito, Hosni Mubarak, e sua família deixaram o Cairo hoje pela manhã, partindo de uma base militar num subúrbio da capital. O destino de Mubarak seria o balneário Sharm el-Sheikh. O governo ainda não confirmou a informação. A emissora não disse qual era sua fonte.

Uma alta fonte militar contatada pela agência Reuters não quis comentar o assunto. A Al Arabiya havia comunicado inicialmente ter "notícias" de que Mubarak e a família haviam deixado o Egito. A notícia surge um dia após o presidente egípcio ter feito pronunciamento no qual contrariou as expectativas, afirmando que se manteria no cargo até as eleições de setembro.

Nesta sexta-feira, os protestos pela renúncia de Mubarak se espalharam por diversas cidades do Egito. O jornal britânico "The Guardian" diz que há manifestações no Cairo, Alexandria, Mansoura, Damnhur, Tanta, Mahalla, Asuit, Sohag, Bani sawfi, Suez, Port Said e Damietta.

Uma declaração do exército, que anunciou que garantirá as reformas democráticas prometidas pelo regime do presidente Hosni Mubarak, provocou ainda mais revolta nos manifestantes. Muitos tinham a esperança de que os militares atuassem para derrubar o presidente de 82 anos, que está há três décadas no poder. Um deles tirou o microfone do oficial para criticar a atitude.

"Vocês nos decepcionaram, vocês eram nossa esperança", afirmou. O Exército egípcio afirmou em um comunicado que vai garantir as reformas prometidas pelo presidente Hosni Mubarak. Os militares disseram também que podem encerrar a Lei de Emergência, vigente no país desde 1981, "imediatamente depois que se termine a situação atual", referindo-se aos protestos.

Também reafirmaram ser legítima a posição dos manifestantes contrários ao governo, prometeram não usar a violência e respeitar a diversidade de opiniões.

Com agências