Oficina de Teatro Procópio Ferreira será reativada

A Fundação Cultural do Piauí (Fundac) promoverá a reabertura da Oficina de Teatro Procópio Ferreira. A medida é uma das ações prioritárias para o primeiro semestre e será uma das iniciativas da Instituição voltadas para o combate ao crack. 

Para contribuir com a Câmara Estadual de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas e ajudar no combate desse entorpecente que, entre 2004 e 2009, aumentou em mais de seis vezes em solos piauienses, a Oficina de Teatro Procópio Ferreira orientará crianças, adolescentes e jovens sobre seus riscos. "Inicialmente, a Oficina de Teatro funcionará apenas três vezes por semana, mas a nossa meta é fazer com que o projeto funcione todos os dias da semana", esclarece Bid Lima, presidente da Fundac.
 
De acordo com Bid Lima, a reabertura da Oficina terá um importante papel no combate ao crack no Estado. "O teatro tem uma grande importância, porque ajuda a formar a opinião dos atores e do público. Então, trabalharemos a temática do enfrentamento às drogas. Vamos elaborar trabalhos práticos voltados para o combate às drogas. O objetivo é sensibilizar o artista e o público", explica.
 
Segundo Bid Lima, a intenção é fomentar nos artistas piauienses a responsabilidade social da classe. "Queremos que todas as atividades culturais promovidas pela Fundac e cada manifestação artística feita envolva a temática do crack, e o artista faça esse trabalho de panfletagem mesmo", destaca.
 
 
Oficina de Teatro Procópio Ferreira
 
 
Fundada no início da década de 1980, a Oficina de Teatro Procópio Ferreira foi responsável pela formação de diversos artistas piauienses, mas está fechada há cerca de um ano. "Foi na Oficina de Teatro que eu comecei, em 1997. Foi lá também que muitos artistas que hoje fazem sucesso no Piauí, no Brasil e no mundo também começaram", assinala Bid Lima.
 
A reabertura da Oficina de Teatro Procópio Ferreira é mais uma iniciativa da Fundac na luta contra o crack, prioridade estabelecida pelo Governo do Estado. Além disso, a Fundac já anunciou que realizará a capacitação teórica-técnica dos professores da Escola de Música de Teresina, da Escola de Dança do Piauí e do Coral das Mil Vozes no trabalho de combate ao crack. O objetivo é trabalhar com os 2.700 alunos da rede pública matriculados nessas instituições.

Fonte: Ccom