Sobral: Programa Segundo Tempo realiza planejamento com monitores

Os monitores do Programa Segundo Tempo em Sobral vêm, sistematicamente, realizando atividades voltadas ao programa. No mês de fevereiro de 2011, os planejamentos foram desenvolvidos sob a perspectiva de orientar os monitores a como dividir, de forma cada vez mais eficaz, o conteúdo a ser trabalhado em função do tempo destinado a cada turma diariamente.

Programa 2o tempo Sobral

Neste encontro, os monitores foram estimulados a construir sequências didáticas para trabalhar o conteúdo das suas áreas, a partir do esquema:

– Identificação do conteúdo a ser desenvolvido ao longo de um mês;

– Definição de três objetivos para esse conteúdo, abrangendo as três dimensões pedagógicas: cognitiva, físico-motora e sócio-afetiva;

– Construção do banco de ideias, a partir da listagem de tipos de atividades possíveis de trabalhar os conteúdos e alcançar os objetivos traçados;

– Distribuição das atividades relacionadas pelo tempo disponível para cada turma, ou seja, 12 encontros de 50 minutos cada um. Na organização dessas atividades em função do tempo, propomos que os monitores considerassem uma sequência lógica de atividades.

Antes da construção das sequências didáticas, os/as monitores/as discutiram sobre os desafios encontrados em cada núcleo. Também puderam compartilhar as estratégias metodológicas que cada um tem desenvolvido nas suas aulas e que vem dando bons resultados, especialmente no que se refere à aceitação das atividades propostas pelos alunos.
Nesses encontros, os/as monitores/as puderam exercitar sua criatividade para elaboração de intervenções pedagógicas, criando maquetes a partir de sucatas, quebra-cabeças a partir de desenhos livres e coletivos, jogos de dominó e da memória para auxiliar os alunos na assimilação dos conceitos, elaboração de dinâmicas diversas para integrar teoria à atividade física. Segundo os próprios monitores, foi um rico momento de reflexão e aprendizado.

Fonte: Blog P Segunto Tempo Sobral