Sobral: Ministério do Esporte capacita Coordenadores de Núcleos

O Ministério do Esporte, através da Secretaria Nacional de Esporte Educacional/Programa Segundo Tempo/Sobral, está realizando no período de 16 a 19 de março de 2011, no Centro de Convenções Inácio Gomes Parente em Sobral, capacitação de coordenadores de núcleos da região Nordeste.

Estão presentes nas atividades as técnicas do Ministério do Esporte, Elisabete Soares e Sáskia Gamaro, o professor Cláudio Kravchychyn, da Universidade Estadual de Maringá (Paraná), membro da Equipe Colaboradora 14 e representante do Ministério do Esporte. Esses profissionais, juntos com os integrantes da EC 20 (professores do Curso de Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú), realizam a Capacitação Pedagógica do ano de 2011 do Programa Segundo Tempo (PST).

Participam do evento os coordenadores de núcleos, vinculados ao convênio 726117/2009. Em Sobral, serão 54 coordenadores de núcleos, 03 coordenadores setoriais e 05 membros da coordenação, geral totalizando 62 profissionais.

Esse processo de capacitação do PST caracteriza‐se por ser um processo de troca de experiências e valorização dos conhecimentos historicamente produzidos na área. Dessa forma, estimula‐se que os envolvidos reforcem suas bases teóricas com os conhecimentos selecionados pelos especialistas da SNEED, assim como apresentem e contribuam com suas experiências desenvolvidas nos núcleos. Essa junção da teórica e da prática forma o processo de capacitação do PST que vem obtendo grande valorização e reconhecimento por parte de quem participa nas ações do programa.

O processo de capacitação do PST teve seu início no ano de 2008, no qual houve a participação de todos os Coordenadores Gerais, Setoriais, Regionais, de Núcleo e Monitores, cada qual com sua estrutura de formação para o PST. Para o ano de 2009, houve algumas alterações e avanços nas temáticas trabalhadas, o que exigiu que todos retornassem ao processo de capacitação. Para o ano de 2010 manteve‐se a estrutura idealizada no ano anterior, o que exigiu apenas os novos Coordenadores (novos contratados e/ou substitutos de coordenadores que se afastaram) tivessem a obrigação de realizar nova capacitação. Dessa forma, existe um grande empenho e investimento por parte do Ministério/SNEED em garantir que todo o seu quadro mantenha‐se atualizado em seus Fundamentos e exigências no desenvolvimento do PST.

O Município de Sobral se apresenta como um dos municípios no Brasil e no Ceará como uma das experiências mais exitosas e consolidada no nordeste brasileiro, sendo que no período de 2004 a 2011 a Prefeitura de Sobral apresenta-se como o único município no Ceará que vem executando essa parceria com o Governo Federal/Ministério do Esporte, há cinco convênios ininterruptos. Isso se deve à decisão política da gestão municipal, que tem como um dos objetivos de sua política de esporte, democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente daqueles que se encontram em áreas/situações de vulnerabilidade social no município de Sobral.

Fonte: Programa Segundo Tempo de Sobral