Fortaleza em Todos os Sentidos: Edital já está disponível

Edital seleciona roteiros que contem histórias da cidade através dos sentidos.

Olhar a cidade através das sensações e mergulhar no universo sensorial imagético tendo como cenário a cidade de Fortaleza é tema do edital que a Vila das Artes, através de seu Núcleo de Produção Digital (programa Olhar Brasil mantido em parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e o Ministério da Cultura) lança para comemorar o aniversário de 285 anos de Fortaleza.

Fortaleza em Todos os Sentidos vai reunir em um vídeo coletivo 5 obras que apresentem a cidade através dos sentidos – tato, audição, olfato, visão e paladar. A proposta é contribuir para o desenvolvimento da livre-expressão e afetividade audiovisual entre os cidadãos e a cidade.

Qualquer pessoa pode participar enviando um roteiro ou uma proposta audiovisual autoral e artística, que tenha duração entre 1 e 5 minutos. O candidato selecionado deverá participar de oficinas técnicas oferecidas gratuitamente. O vídeo concluído será exibido em vários espaços da Cidade. As inscrições podem ser feitas de 11 a 28 de fevereiro de 2011, na secretaria da Vila, Rua 24 de Maio, nº 1221, Centro, das 9h às 12h e das 14h às 20h. O Edital está disponível no site da Prefeitura de Fortaleza www.fortaleza.ce.gov.br e aqui.

Este ano todos os vídeos terão padrão de acessibilidade – adaptação para pessoas com deficiência visual e auditiva – para ampliar o acesso à cultura, entretenimento e lazer.

O projeto

O projeto existe desde 2008. O primeiro vídeo da série foi Fortalezas 24h, que retratou o cotidiano da cidade em um minuto do dia. O segundo Fortalezas, trazendo histórias (reais ou fictícias) de personagens da cidade. Ano passado Se Essa Rua Fosse Minha contou histórias que passam nas ruas. A intenção é preservar a memória do cotidiano da cidade e revelar sua pluralidade, beleza, fatos e personagens que constroem e transformam a cada dia a vida e a Cidade. A Vila das Artes é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura, voltado para a formação em artes.

Serviço

Inscrições para participar do vídeo coletivo Fortaleza em Todos os Sentidos

Inscrições abertas até 28 de fevereiro de 2011
Na Vila das Artes, Rua 24 de Maio, 1221, Centro, das 9h às 20h. Info:: (85) 3252-1444 ou 3105-1410.
Edital no site da Prefeitura de Fortaleza www.fortaleza.ce.gov.br

Fonte: Vila das Artes / Prefeitura Municipal de Fortaleza