Mesa redonda debate a crise política e administrativa em Salvador

Salvador enfrenta uma grave crise política, financeira e administrativa, com ameaça aos serviços básicos prestados à população. Os movimentos sociais já manifestaram o interesse de buscar solução para o problema e é com este objetivo que a Federação das Associações de Bairros de Salvador (FABS) promove uma mesa redonda na próxima sexta-feira (18/2), para ampliar o debate sobre a questão. O evento acontece às 18h, na Faculdade de Ciências Econômicas da UFBA, na Piedade.

O debate contará a presença da senadora Lídice da Mata (PSB), dos deputados federais Nelson Pelegrino (PT) e Daniel Almeida (PCdoB), do vereador Joceval Rodrigues (PPS), do arquiteto Paulo Ormindo, além de lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil organizada.

Esta não é a primeira iniciativa da FABS para ampliar o debate e cobrar medidas para solucionar crise. Na última terça-feira, a Federação convocou uma plenária, juntamente com a seção Bahia da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, onde foi criado um movimento em defesa de Salvador, que tem como principal objetivo cobrar dos vereadores a aprovação do relatório do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que reprovou as contas de 2009 do prefeito João Henrique. O movimento tem a adesão de entidades sociais de diversos segmentos.

A FABS também divulgou recentemente um manifesto, tornando pública a sua preocupação com a atual situação da cidade, citando o escândalo das Transcons, os aumentos de tributos, da tarifa de transporte coletivo e serviços mal prestados, como exemplos de desrespeito ao cidadão. O documento destacava ainda, a necessidade de serem tomadas medidas urgentes, como a regularização dos serviços essenciais e a implantação imediata do Conselho das Cidades, reconhecendo-o como um espaço democrático e plural onde acredita ser possível dirimir conflitos e construir proposições em favor da cidade e do seu povo.

De Salvador,
Eliane Costa