Sem categoria

Senadores definem comando das comissões permanentes

Os senadores da base aliada e da oposição fecharam hoje (16) acordo para a instalação das comissões permanentes do Senado. Além das presidências da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que já estavam definidas – os presidentes serão os senadores Eunício Oliveira (PMDB-CE) e Delcídio Amaral (PT-MS) respectivamente –, os senadores definiram ainda a divisão proporcional por partido das outras comissões.

Conforme acertado anteriormente, a Comissão de Infraestrutura ficará com o PSDB. As senadores Lúcia Vânia (PSDB-GO) e Marisa Serrano (PSDB-MS) disputam internamente a presidência da comissão, que terá como vice o senador Blairo Maggi (PR-MT).

A Comissão de Educação ficará sob o comando do PMDB, com a vice-presidência do PSDB. O PMDB comandará também a Comissão de Ciência e Tecnologia, que será presidida pelo senador Eduardo Braga (PMDB-AM) e terá o senador Gim Argelo (PTB-DF) na vice-presidência.

A Comissão de Relações Exteriores terá os senadores Fernando Collor (PTB-AL) e Cristovam Buarque (PDT-DF) na presidência e vice-presidência respectivamente.

A Comissão de Agricultura, que havia sido prometida ao DEM pelo PMDB, a presidência ficará com o senador Acir Gurgacz (PDT-RO). O PMDB deverá indicar posteriormente alguém para assumir a vice-presidência.

O Democratas ficou com a presidência da Comissão de Assuntos Sociais e com a vice-presidência da Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle, que deverá ter na presidência o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

O PT indicará Paulo Paim (PT-RS) para assumir o comando da Comissão de Direitos Humanos, que também terá na vice-presidência um nome do partido. A Comissão de Turismo ficará com PP e PSC na presidência e vice-presidência respectivamente.

Fonte: Agência Brasil