Cearense Preto Zezé toma posse como Presidente da CUFA/Brasil

Francisco José Pereira de Lima, o Preto Zezé, irá comandar a entidade nacional que representa a cultura popular e atua junto às favelas. Após 12 anos com MV Bill presidindo a Cufa, agora a entidade buscará descentralizar a gestão.

Posse Cufa

Na manhã desta quarta-feira (16/02) a Central Única das Favelas (Cufa) formalizou um processo de “descentralização e alternância” administrativa que culminou em mudanças na presidência nacional da entidade. A solenidade realizada no Teatro José de Alencar, em Fortaleza, ratificou a posse de um cearense no comando da entidade. O carioca MV Bill, que comandou a Cufa por 12 anos, transferiu a presidência da Cufa para o rapper cearense Preto Zezé. A produtora cultural mato-grossense Karina Santiago assume a vice presidência.

Segundo MV Bill, essa direção, por mais coletiva, ficava restrita ao Sudeste. “A gente não conseguia exercer a quebra do eixo Rio-São Paulo. A gente identificou no Zezé uma liderança natural”, justificou.

Para Preto Zezé, a Cufa entra em uma nova era. O trabalho se fortifica em todos os locais onde possui bases, fazendo com que outras tantas se abram todos os anos em busca de um único objeto: o empoderamento daqueles que estão aquém das estatísticas sociais do Brasil.

Mais sobre a Cufa

A Cufa atende mais de 70 mil jovens nos 27 estados, além das sedes em outros 17 países. A entidade desenvolve trabalhos de inclusão social em áreas como esporte, cultura e cidadania. A entidade existe desde 2005. Sua forma de expressão maior é o Hip Hop e faz uso da linguagem própria

A Cufa atua oferecendo novas perspectivas de inclusão social àqueles que estão aquém das estatísticas sociais do Brasil. Desde 1998, a Central age como um polo de produção cultural e através de parcerias, apoios e patrocínios forma e informa os cidadãos, oferecendo novas perspectivas de inclusão social. Além disso, a Cufa promove atividades nos campos da educação, esportes, cultura e cidadania, contribuindo para o desenvolvimento humano.

O maior propósito é favorecer a conscientização das camadas da população menos privilegiadas, elevando a autoestima de forma a organizar, incentivar e legitimar o discurso dessas comunidades.

No Ceará, a Central Única das Favelas possui bases em Fortaleza (Comunidade das Quadras/Aldeota, Pantanal, Acaracuzinho, Pirambu, Bom Jardim, Verdes Mares, Serviluz, Castelo Encantado, Conjunto Ceará, Pirambu, Aerolândia, Trilho e Lagamar, entre outras), em Juazeiro do Norte e em Sobral.

De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações dos jornais O Povo e Diário do Nordeste)