Petrobras quer empresas cearenses como fornecedoras da Estatal

A Petrobras tem recursos da ordem de R$ 370 bilhões de reais para investir no Ceará até o ano de 2014, valor 20 vezes maior do que todo o orçamento do Estado. Foi o que anunciou o presidente da estatal, Sérgio Gabrielli, na manhã desta quarta-feira (16.02), durante reunião com o governador Cid Gomes, o senador Inácio Arruda e um grupo de empresários cearenses.

Gabrielli, Cid e Inácio

Na ocasião, ele apresentou o projeto “Cadeia Nacional de Fornecedores de Bens e Serviços da Petrobras”, que tem como objetivo estimular o empresariado local a serem fornecedores dos produtos consumidos pelas grandes empresas que estão sendo instaladas no Ceará.

Gabrielli explicou que a Petrobras tem um volume de compras elevado, e que a oferta nacional, em muitos seguimentos, é insuficiente parra atender a demanda. O desafio é fazer com que o crescimento desta oferta internacional seja suprido no Brasil.“Estamos alertando para a possibilidade de virmos atender a demanda local com ações institucionais de fornecedores do Estado, promovendo, assim, o aumento de oportunidades de crescimento da indústria cearense”, disse.

A Petrobras vai promover uma série de atividades de gestão para mobilizar e incentivar as empresas locais. Para isso vai treinar pessoal para trabalhar nas empresas que formarão a cadeia produtiva. Só no Ceará, está previsto o treinamento de 18.678 pessoas, principalmente na área da construção pesada.

Gabrielli mostrou também a necessidade de uma maior aproximação do empresariado com as universidades, que através de convênios firmados com a Estatal, têm vários laboratórios em condições de pesquisa e resolução de problemas. Gabrielli propôs ainda a criação de fórum formado por representantes da Petrobras, do Governo do Estado e do empresariado para discutir e ampliar a pauta de atividades das empresas locais.

Empreendedorismo

Após ouvir a reclamação de alguns empresários sobre as dificuldades de cumprir o cadastro e as exigências impostas pela Petrobrás, o governador Cid Gomes defendeu mais ações empreendedoras no Ceará, criticou aqueles que só fazem críticas e disse que é preciso ter disposição para fazer. “Uma coisa que não se ensina é empreendedorismo. O empresário é ou não empreendedor”, disse, acrescentando que ao invés de reclamar das exigências da Petrobras é preciso se preparar para cumpri-las.

Cid lembrou que todo bom negócio precisa de três pontos fundamentais: quem saiba fazer, quem compra (produtos ou serviço) e financiamento. “O Gabrielli está trazendo as três coisas e o mais difícil que é financiamento”,ressaltou.

O Governador também apresentou as iniciativas já tomadas por seu governo. Disse que a maior responsabilidade do poder público neste processo é com a capacitação de pessoal (nível técnico/ médio). O Estado está construindo 27 escolas de educação profissional e o Centro de Treinamento Técnico do Ceará, no Pecém. A outra responsabilidade é com infraestrutura. Daí os investimentos que já vem realizando em energia, água, porto e comunicação. “O Ceará terá a maior cobertura de internet banda larga, a partir do cinturão digital”, informou.

O senador Inácio Arruda, um dos articuladores deste encontro, destacou a importância da proposta da Petrobras para o desenvolvimento do Ceará. “Uma grande empresa pública estatal provoca o nosso Estado, dizendo eu quero você empresário cearense produzindo para mim. Se seu produto for compatível compro sua produção”, disse, lembrando aos empresários presentes que é preciso atender a esta provocação positiva, porque “se nós não fizermos outras empresas de fora vão fazer. A Petrobras não vai deixar de funcionar porque não tem fornecedores no Ceará”. Inácio pediu ainda que os empresários se unissem e topassem o desafio. “A Petrobras afirma que tem dinheiro, o governo do Estado está animado, então resta entrarmos com força, com energia e com trabalho”, concluiu.

No final da reunião, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Roberto Cláudio, presente ao evento, prometeu coordenar o fórum de debates sobre este tema e o Governador determinou a criação da Câmara Setorial sobre Petróleo e Gás. A reunião contou ainda com a participação de vários secretários de Estado e de parlamentares estaduais e federais.

Fonte: Assessoria de imprensa do Senador Inácio Arruda