Sem categoria

Marcha nacional reúne milhares de servidores públicos em Brasília

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) marcou presença, na manhã da última quarta-feira (16), no Ato Nacional de Lançamento da Campanha Salarial Unificada do Funcionalismo Público Federal. A ato reuniu aproximadamente 6 mil trabalhadores ativos, aposentados e pensionistas de todos os estados brasileiros, que mobilizados ocuparam a Esplanada dos Ministérios, reivindicam para reivindicar dentre outros pontos a elevação maior para o piso nacional.

- Arquivo CTB

Enfrentando sol e chuva os servidores permaneceram mobilizados até o final da passeata que contou com a participação de parlamentares. Os trabalhadores marcharam da Catedral de Brasília, até o Congresso Nacional, onde realizaram o lançamento da Campanha Salarial.

Divanilton, Fátima, JP, deputado Assis Melo e Batista ao lado de militante da CTB.

Participaram os dirigentes da CTB, Fátima dos Reis e João Paulo Ribeiro, secretários de Serviços Públicos e do Trabalhador Público CTB Nacional ; João Batista Lemos, secretário adjunto Internacional; Divanilton Pereira e o deputado federal Assis Melo, ambos membros da direção plena.

Para João Paulo Ribeiro, o JP, que também é coordenador da Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras (Fasubra), o ato, que teve caráter amplo, demonstrou o nível de mobilização da categoria. “Além do reajuste, defendemos a realização de um Fórum Nacional em Defesa do Sistema único de Saúde (SUS) e intensificamos o combate à MP 520 e às medidas provisórias ou projetos de lei prejudiciais para os trabalhadores em serviços públicos”, destacou João Paulo Ribeiro, que chamou a atenção para o atual cenário enfrentado pela categoria. “Foi anunciado um corte de R$50 bilhões no orçamento, suspensão de concursos públicos e a intenção do governo em aprovar projetos que prejudicam os servidores, como o PLP 549/09 e MP 520/10. Estamos mobilizados contra essas medidas”.

Logo em seguida, seguiram até o Bloco K, do Ministério do Planejamento e Orçamento, onde encaminharam uma Comissão para abrir negociação com a Ministra Belchior, que não recebeu os manifestantes. A comissão entregou no ministério documento com as reivindicações dos servidores e aguarda o agendamento de uma reunião que reabra o processo de negociações com a categoria. “A ministra não nos recebeu e encaminhou-nos à secretaria de Recursos Humanos. Não queremos negociar com o secretário Duvanier, mas sim, diretamente com a ministra”, enfatizou JP.

Além da CTB, estiveram presentes na marcha mais 20 entidades sindicais, deputados e representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), além da Conlutas e a Intersindical.

A partir do Ato Nacional, as entidades que participam da Campanha Salarial realizarão suas plenárias. As reuniões unificadas continuam e os servidores vão decidir juntos como vão combater projetos que ameaçam a todos e como vão buscar avanços para melhorar a vida dos trabalhadores do setor e de todos aqueles que pagam impostos e dependem de serviços públicos no seu dia a dia.

“Demonstramos para a sociedade que respaldamos o governo e mantivemos o projeto de desenvolvimento iniciado no governo Lula. Mas não vamos ficar parados. Vamos sempre lutar para continuar avançando para garantir os direitos dos trabalhadores e da sociedade brasileira”, concluiu o dirigente cetebista.

Fonte: CTB