Em ato histórico, PCdoB-GO recebe novas filiações
O PCdoB-GO realizou neste sábado (19) um grande Encontro Estadual na Câmara Municipal de Goiânia. Durante a atividade foram traçadas as metas, objetivos e desafios para 2011, bem como uma análise sobre o cenário político no Estado. O evento também acolheu também cerca de duzentos novos filiados, entre eles, Euler Ivo, grande liderança regional, e muitos outros que integraram, a partir do ato, as fileiras do partido.
Publicado 20/02/2011 09:07 | Editado 04/03/2020 16:43

O encontro contou com a participação do membro do Comitê Central, Aldo Arantes, que saudou os novos filiados e fez uma análise da conjuntura nacional, afirmando que a eleição de Lula representou uma nova etapa na história política do país, e que a ascensão de sua sucessora, Dilma Rousseff significa a rejeição à lógica do neoliberalismo no Brasil.
Aldo afirmou também que é fundamental, entretanto, aprofundar o processo de mudanças e transformações. Nesse sentido, é necessário avançar nas políticas econômicas e sociais e defender a realização de reformas estruturais, como as reformas agrária, política e dos meios de comunicação.
O dia foi de trabalhos, mas também de festa. O partido recepcionou a filiação de Euler Ivo e de muitos outros filiados. Ao todo, lideranças de 69 municípios goianos ingressaram no PCdoB. A atividade contou ainda com a participação da deputada estadual Isaura Lemos, do PDT, que reafirmou a relação estreita entre os dois partidos e propôs a união e organização das forças de esquerda em Goiás. A deputada também chamou a atenção para a necessidade de se organizar a luta pelos trabalhadores do campo, em virtude das condições precárias a que estão submetidos.
![]() |
|||
Depois de 12 anos, Euler Ivor retorna ao PCdoB e faz discurso emocionado. |
Em seguida, foi feita uma homenagem à trajetória de lutas de Euler Ivo. A cantora Maíra, também nova filiada, se apresentou no evento em homenagem ao ato de filiação do pai. Emocionado, Euler relembrou sua primeira filiação em 1972, quando a Ação Popular se incorporou ao PCdoB. Ressaltou a necessidade de aglutinar as massas em torno do partido e de se traçar metas ousadas visando os projetos políticos de 2012 e 2014. Euler também se disse admirado com a política de abertura do partido e lançou o desafio de atingir 100 diretórios municipais até o aniversário, em março.
O presidente do PCdoB, Fábio Tokarski, acolheu com alegria aquele que foi presidente estadual e aguerrido militante do partido. “Euler Ivo é um homem de muitas lutas, de convicções próprias, fidelidade à luta do povo e de larga visão estratégica. Com ele, o PCdoB se fortalece”, assinala Tokarski. Apresentou também uma plataforma com os quatro principais desafios da sigla para os próximos dois anos: fortalecer o Governo Dilma, organizar a oposição em Goiás, expandir o partido e se preparar para as eleições de 2012.
O encontro teve a participação de diversas lideranças dos movimentos sociais. Wilson Júnior, dirigente do MST em Goiás, ressaltou a importância do evento e das novas filiações para o crescimento do partido. “Adesão dos novos filiados vai significar mais casas, mais terra e mais desenvolvimento para o povo”.
Novos filiados posam para os fotógrafos ao lado dos mais antigos
Ailma Maria, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em Goiás – CTB-GO, concorda e afirma a importância da organização partidária frente à nova conjuntura política. “Temos um governador do PSDB que se confronta com o projeto político nacional que defendemos. É importante convocar a militância para nos unirmos em defesa dos direitos da classe trabalhadora.”
Fábio Tokarski avaliou o encontro como bastante positivo. “Quando se unem vontades, consciências, e determinação de marchar no mesmo rumo, o resultado não é uma soma, mas uma multiplicação. O PCdoB viveu hoje um dia histórico. Vamos dar um salto de qualidade em Goiás”.
Na parte da tarde, os novos e antigos filiados fizeram intervenções sobre o cenário político local, nacional e sobre as novas perspectivas do Partido em Goiás.
Da redação local,
Artur Dias
Fotos: Eliz Brandão