Gêneros musicais de Cuba ganham oficina no Festival

Escutar música, de diversos gêneros, entendendo suas origens, desenvolvimento e compositores importantes é o objetivo da oficina, “Breve panorâmica de alguns gêneros musicais de Cuba: 1850-1950”.

Imagem Carnaval Cuba

Os participantes serão envolvidos em um ambiente dinâmico em que a música produzida, antes da revolução cubana, será analisada como uma manifestação cultural própria daquele país.

A oficina, que é inédita no Festival de Verão, contará a história de canções, de seus autores e interpretes. Segundo o coordenador que guiará as atividades, Mauro Braga, durante as duas tardes de oficina, ele fará uso de meios digitais, e de um sistema de som para apreciação musical. È pretendida a analise de diversos gêneros, entre eles, Mambo, Chá-chá-chá, Bolero e Guaracha.

“A canção popular reflete um pouco a história das nações e dos povos, trata de temáticas que são universais, como as relações entre os homens, o amor, em suas diversas facetas, o prazer, as questões da vida, o envelhecer e a morte” argumenta o professor do Departamento de química da UFMG, Mauro Mendes Braga, que já foi Pró-Reitor de Graduação da UFMG, por dois mandatos.

“Sou um consumidor da música popular, latina, entre os anos 20 e 60 do século passado. Procuro ler tudo sobre o assunto. Tenho uma respeitável discoteca sobre a música cubana do período, e também uma bibliografia razoável sobre o tema”, justifica Mauro Braga.

As atividades não oferecem restrição prévia. A organização apenas recomenda, mas não exige que os participantes levem um pen-drive às aulas. Mais informações na página do Festival.

Oficina: Breve Panorâmica de alguns gêneros musicais de Cuba: 1850-1950
Professor: Mauro Mendes Braga
Público-alvo: interessados em conhecer um pouco da música popular de Cuba
Vagas: 25
Carga horária: 8 horas/aula
Período: 6 a 7 de março
Horário: 14h às 18h
Local de realização: Faculdade de Ciências Econômicas (FACE)
Preço: R$20
Material do aluno: seria desejável, mas não indispensável, um pen drive

 www.ufmg.br