Escola sindical de Jaguariúna lança novos cursos de qualificação

Escola sindical de Jaguariúna lança dois novos cursos de qualificação em março. Sintonizada com as necessidades do mercado de trabalho, Escola oferece capacitação ao trabalhador e à comunidade a baixo custo

A Escola Profissional João Amazonas, mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Jaguariúna e Região (SindMetal), está ampliando sua atuação visando oferecer qualificação profissional a um baixo valor aos trabalhadores e a toda a comunidade da Região. Além dos cursos já tradicionais nas áreas de indústria, idiomas, artes e escritório, a direção da Escola pretende, em 2011, expandir a oferta de cursos com forte demanda do mercado de trabalho atualmente.

Dois novos cursos estão sendo lançados com este propósito neste início de ano. São eles: "Aplicação de Ferramentas de Qualidade e Técnicas Produtivas" e "Leitura e Interpretação de Desenho Técnico e Introdução a Metrologia".

O primeiro é destinado a quem busca aperfeiçoar os conhecimentos ligados à produção industrial, capacitando o aluno a identificar e solucionar problemas no setor produtivo. Abordará o uso de diversas ferramentas de qualidade, como diagrama de causa e efeito, CEP, folha de verificação, histograma, brainstorming, 5w1h, PDCA, 5s, MASP, kanban, kaizen, etc. Também mostrará a aplicação de técnicas produtivas adequadas a cada caso, como produção puxada, produção empurrada, história e avanço da produção industrial, entre outros.

Já o curso de "Leitura e Interpretação de Desenho Técnico e Introdução a Metrologia" visa a tornar o aluno capaz de ler e interpretar diversos tipos de desenhos técnicos e sua simbologia, de acordo com as normas técnicas vigentes. Também deixará o estudante apto a utilizar de forma adequada diversos instrumentos de medição como o paquímetro e o micrômetro, com o estudo dos fundamentos da metrologia.

Os interessados em realizar esses e os demais cursos oferecidos devem procurar a escola para fazer a matrícula. Trabalhador associado ao SindMetal tem desconto e paga uma mensalidade praticamente simbólica. O endereço da Escola João Amazonas é Rua Alcides de Oliveira Germano, 378 – Jardim Mauá II. Telefone: (19) 3867-3436.

Fonte: Assessoria de Imprensa do SindMetal