Comitê do PCdoB da Paraíba convoca Conferência Estadual

O Comitê Estadual do PCdoB reuniu-se em João Pessoa, no dia 19 de fevereiro, ocasião em que concluiu o debate acerca do balanço político do ano de 2010.

Na ocasião o pleno do Comitê Estadual debruçou-se também sobre a análise das dificuldades e impasses vividos pelo partido nos últimos tempos, concluindo pela necessidade da convocação do processo de conferências para aprovar novo projeto político e renovar as direções.

Acompanhando as discussões estiveram os membros do Comitê Central, Walter Sorrentino, Secretário nacional de Organização do partido, e José Rodrigues, membro da Comissão nacional de Organização e dirigente estadual do PCdoB no Ceará.

Em clima de grande unidade, os dirigentes do PCdoB na Paraíba aprovaram o balanço político e eleitoral de 2010, concordando que os comunistas paraibanos amargaram um grande derrota e apontando as fragilidades do partido no estado como a causa principal deste insucesso.

Destacaram também que os paraibanos, com a eleição de Ricardo Coutinho (PSB) numa aliança que envolveu o DEM e o PSDB, anseiam por renovação e um futuro melhor e que o PCdoB, mesmo não apoiando esta chapa, espera que o novo governo corresponda a estes anseios, pois são também anseios dos comunistas.

O documento aprovado destaca ainda a necessidade de buscar a reaglutinação do campo de esquerda na Paraíba, como fator de contribuição ao projeto nacional apoiado pelo Partido e condição para retirar a Paraíba “das amarras do atraso”.

A reunião também aprovou os eixos para o novo projeto político para o próximo período, que tem como carro-chefe o projeto eleitoral entrelaçado com os objetivos partidários nas diversas frentes de atuação, notadamente naquelas voltadas para os movimentos sociais. Em relação ao projeto eleitoral, os comunistas buscam conquistar mandatos eletivos para prefeito, vice-prefeito e vereador em 2012, visando ampliar a atual representação e possibilitando a eleição de deputados estadual e federal em 2014. Para tanto o Comitê Estadual indica a filiação de lideranças expressivas dos diversos segmentos sociais, para aumentar a força eleitoral do Partido, inclusive indicando, como regra, e formação de chapas próprias de vereador.

Por último, o CE aprovou a convocação da Conferência Estadual, passando por um amplo processo preparatório, de reuniões dos municipais, reuniões de pólos e as Conferências Municipais a parti do mês de abril.

Da redação local