CTB Paraíba faz reunião da Direção

A CTB- Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, realizou reunião da Diretoria e Conselho Fiscal, em sua sede Estadual em João Pessoa, no último domingo, dia 20 de fevereiro de 2011.

CTB Paraíba faz reunião da Direção - Árquivo Sinfemp

A conjuntura política atual, a análise da situação da central no Estado, a avaliação do planejamento estratégico situacional, o que foi possível fazer e o que ainda falta fazer, como também um calendário de atividades até o mês de maio de 2011, quando se completa um ano do planejamento realizado no estado, além das mobilizações para o dia 8 de março e 1º de maio, foram discutidos na reunião.
Sobre a conjuntura político atual, a preocupação maior foi com o rumo que deve nortear a ação da Presidente Dilma, especialmente depois da votação do salário mínimo e a nível estadual, a posição assumida pelo Governador Ricardo Coutinho de demissões de servidores estaduais, sem antes ter realizado um cadastramento para verificar a atuação situação. A CTB é contra as demissões e defende uma saída política para o caso, evitando assim demissões de mais de 30 mil servidores contratados no Estado da Paraíba.
No tocante ao trabalho da central no Estado, foi feita a leitura dos cinco projetos prioritários, baseado no Planejamento Estratégico Situacional, realizado nos dias 15 e 16 de maio de 2010 em João Pessoa, onde mais de 80% do que foi planejado foi executado.
A meta de não perder nenhum sindicato filiado foi mantida. De estruturar a sede na capital e 7 sedes regionais foi alcançada. De ter 10 sindicatos legalizados junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, foi também alcançada, chegando a 11 entidades sindicais. Da realização de 6 encontros regionais, foram realizados 8 encontros. De ampliar a filiação em 30% foi ampliado para mais de 70%, pois de 41 sindicatos filiados antes do planejamento, se chegou a 72 sindicatos e duas federações.
Foi destacada na reunião a filiação de 4 sindicatos dos trabalhadores do Porto de Cabedelo (conferentes, estivadores, arrumadores, blocos e vigias, além da Intersindical).
O grave problema foi constatado nas Secretarias de Formação Sindical e Comunicação, onde os cinco cursos propostos não foram realizados, apesar da participação dos dirigentes estaduais nos cursos de formação a nível nacional, como também a comunicação que não avançou, pois a meta era a criação de um jornal estadual, portal, ocupar espaços nos jornais, rádios, não foi possível alcançar essas metas.
Diante dessa situação, a direção deliberou que nos dias 1, 2 e 3 de abril será realizado um curso para todos os dirigentes estaduais e lideranças sindicais, através do CES/CTB, na cidade de Patos, que deve abranger 80 sindicalistas e mais dois cursos regionais, sendo um em João Pessoa nos dias 9 e 10 de abril e outro em Patos nos dias 16 e 17 de abril de 2011, com a equipe de formação no Estado, tentando sanar essa deficiência. Além disso, será publicado um jornal da central no Estado até o mês de maio.
Foi também discutida a inadimplência dos sindicatos filiados a central no Estado, onde a tesouraria vai contatar com cada presidente, fazer as visitas e garantir o pagamento das mensalidades em dias.
As atividades para o dia 8 de março e 1º de maio de 2011, também foram discutidas e devem ser realizadas nos principais municípios do Estado, sempre buscando a parceria com as demais centrais sindicais e movimentos sociais.
Para o presidente da CTB/PB, José Gonçalves, a central vem no rumo certo, crescendo no Estado, atingindo os seus objetivos. “Podemos dizer que depois do planejamento estratégico situacional realizado em maio de 2010, a CTB/PB deu um salto de crescimento, de amadurecimento e acima de tudo passou a ser referencia para os trabalhadores e trabalhadoras no Estado da Paraíba”. Disse o sindicalista.