Movimento unificado da UVA dá demonstração de força e unidade
O movimento de estudantes e professores da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), realizou nesta quinta-feira, 24/02, mais uma grande e vitoriosa assembleia, onde foram discutidos os resultados da última audiência com o Secretario de Ciência e Tecnologia do Ceará (SECITECE), realizada nesta quarta-feira, 23/02. O Movimento definiu os próximos passos e a preparação de uma grande representação para a próxima audiência, que deverá acontecer na próxima semana.
Publicado 25/02/2011 18:06 | Editado 04/03/2020 16:32
Na próxima audiência o movimento unificado espera mais avanços nas negociações. Além da assinatura pelo governo estadual do ato de convocação dos professores aprovados no último concurso para a UVA, que já é uma vitória importante do movimento, o movimento defende também a necessidade de mais avanços e conquistas para superar a grande lacuna de docentes na UVA.
Numa ampla, representativa e plural assembleia de estudantes e professores, o movimento unificado reafirmou seu compromisso com a luta em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade como responsabilidade do estado, além das bandeiras de luta que estão pautando o movimento neste momento como a realização de novo concurso público para professores efetivos para suprir a enorme carência na UVA; concurso público para servidores técnicos-administrativos, uma vez que o último foi há 15 (quinze) anos; além de uma política de assistência estudantil pautada na garantia de condições adequadas para que os estudantes tenham condições de ingresso, permanência e sucesso, com residência e restaurante universitário e bolsas para os estudantes.
A marca da assembleia realizada nesta quinta-feira foi a amplitude, maturidade e unidade do movimento, apesar da tentativa de um pequeno segmento de estudantes e professores tentarem dividir a manifestação e colocá-la no isolamento. A maioria de professores e estudantes respondeu de forma positiva a esta tentativa, colocando no centro do movimento a unidade e a amplitude com amplos setores da sociedade, com a clareza que é com a participação de todos os segmentos sociais representativos da sociedade da região norte e cearense que o movimento terá êxito nas suas justas reivindicações.
“Quem não é contra nós, está do nosso lado”, falou um estudante que foi bastante aplaudido. Durante a manifestação vários alunos reforçaram a necessidade de o movimento ganhar apoios e não negá-los. A disposição dos estudantes e professores presentes à assembleia é continuar a negociação para obter resultados concretos. Os manifestantes têm clareza e disposição para fazer o que for necessário, para que o quadro caótico que vive a UVA possa ser superado, apontando numa nova perspectiva para esta instituição tão importante para o desenvolvimento do Ceará e da região norte deste estado.
De Sobral,
Miguel Silva (Professor da UVA e Presidente do PCdoB/Sobral)