Sem categoria

Presidente mexicano viaja aos Estados Unidos

O presidente mexicano, Felipe Calderón, inicia nesta quarta (02) uma visita de trabalho para os Estados Unidos, onde se reunirá com o presidente Barack Obama. O encontro será marcado pela temática da violência na fronteira comum.

No entanto, o embaixador mexicano em Washington, Arturo Sarukhan, disse que a agenda bilateral é muito mais ampla que a questão da segurança, apesar de esta ser uma prioridade nas negociações.

De acordo com comunicado do gabinete da presidência do México, a viagem de Calderón é para "continuar a aprofundar o diálogo intenso sobre as questões prioritárias das relações bilaterais, regionais e internacionais de interesse comum."

O encontro, o quinto que os dois presidentes têm, será marcado pelo recente assassinato, em San Luis Potosí, do agente da Oficina de Imigração e Aduanas, Jaime Zapata, e pelas revelações do Wikileaks, que revelam a interferência do país vizinho.

Recentemente, Calderón e Obama falaram-se por telefone sobre a captura de "Julian Zapata Espinoza, El Piolin, que foi identificado como um dos supostos autores do assassinato de Zapata.

A agenda do presidente mexicano também inclui uma reunião com empresários e representantes da mídia e uma reunião com o presidente da Câmara dos Representantes, John Boehner, e participação em um fórum organizado pelo Centro Woodrow e o Conselho das Américas.

A estadia de Calderón em Washington sucederá as declarações da Secretária de Estado, Hillary Clinton, que admitiu ontem, em uma audiência perante o Congresso dos Estados Unidos , a insuficiente atenção que presta à situação da insegurança no México.

Além disso, o novo encontro entre Obama e Calderón será temperado pelo diário La Jornada, que, nesta quarta-feira publicou vários telegramas, dos três mil que o Wikileaks lhe disponibilizou, em que a embaixada norte-americana no México desqualifica os aspectos da guerra contra o crime organizado liderada por o chefe do executivo federal.

Fonte: Prensa Latina