Sem categoria

Obama e Calderón reunem-se nos EUA e discutem segurança

A segurança será o tema central da agenda do encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e seu colega mexicano, Felipe Calderón, iniciado nesta quinta-feira (3) nos EUA.

Circularam artigos na mídia sobre as perspectivas do encontro entre ambos presidentes, adiantando que a parte mexicana defenderá, em questões de segurança, que as duas nações "ajam com responsabilidade, confiança e respeito".

A visita de Calderón acontece vários dias após a morte, no México, de Jaime Zapata, um agente especial estadunidense supostamente assassinado pelos cartéis da droga.

O programa do presidente mexicano, que se encontra nos Estados Unidos a convite de Obama, tem como tema central o tratamento aos imigrantes e suas condições de vida nos EUA.

Os dois presidentes também conversarção sobre a busca de um tratamento integral ao cruzamento da fronteira e em particular à articulação de ações para combater o tráfico de armas, drogas e o crime organizado.

Nos últimos meses o repúdio aos imigrantes foi exacerbado nos Estados Unidos, com números recordes de deportações, enquanto cada vez mais estados adotam leis contrárias aos imigrantes.

Fontes jornalísticas assinalam além disso que, por indicação do presidente Obama, a busca de imigrantes sem documentos agora é realizada nos locais de trabalho.

Na quarta-feira, Calderón conversou com mais de 20 diretores de empresas transnacionais radicadas nos Estados Unidos. Este é o quinto encontro realizado entre os dois presidentes.

Durante o encontro entre os dois presidentes, Obama abordou a guerra civil na Líbia, afirmando que o líder líbio Muamar Kadafi "perdeu a legitimidade" para governar o país e "deve deixar o poder".

Fonte: Prensa Latina