Sem categoria

Recife e Olinda levam diversidade cultural para o carnaval de rua

Conhecido pelo característico carnaval de rua, desfiles de agremiações e apresentações musicais, Recife possui um dos carnavais mais democráticos do mundo – onde os foliões só precisam de disposição para entrar na brincadeira. Este ano, a Prefeitura da cidade – organizadora do evento – promete uma festa de muita diversidade e muitos encontros.

Um dos destaques da programação é o Galo da Madrugada (considerado o maior bloco carnavalesco do planeta), que se apresenta no sábado de carnaval, ou Sábado de Zé Pereira.

O Carnaval Multicultural do Recife 2011 homenageará dois baluartes da cultura pernambucana: o maestro Duda e a artista plástica Tereza da Costa Rêgo. Eles foram escolhidos por sintetizarem a arte, o modo de ser e a alma do povo pernambucano.

A abertura oficial do carnaval do Recife acontece na sexta-feira (4) com o tradicional encontro regido por Naná Vasconcelos e os 500 batuqueiros de maracatus. Dando sequência aos encontros, um dos homenageados do Carnaval 2011, o Maestro Duda levará o som de sua orquestra com a participação especial dos renomados músicos Hermeto Pascoal, Carlos Malta e Yamandu Costa.

A primeira noite da folia encerra-se com apresentação de grandes vozes femininas brasileiras. Com direção assinada pelo cantor e compositor Lenine, o espetáculo “Sob o mesmo céu – Mulheres do Brasil” traz ao palco Maria Gadú, Fernanda Takai, Elba Ramalho, Zélia Duncan, Marina Lima, Roberta Sá, Céu, Mariana Aydar, Pitty, Karina Buhr (PE), Nena Queiroga (PE) e Isaar (PE), com repertório de músicas carnavalescas e de suas respectivas carreiras.

Ainda dentro da programação do Marco Zero, a festa mais democrática do país proporciona aos foliões encontros com expoentes da música como Otto, Lirinha, Lenine, Vanessa da Mata, Marcelo D2, Nação Zumbi, Mart’nália, Jorge Aragão, Antônio Carlos Nóbrega e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e Orquestra Popular do Recife.

O grande de show de despedida da folia, no Marco Zero, na terça-feira (8), tem início com a SpokFrevo Orquestra, que contará com passistas no palco. Em seguida, Elba Ramalho e Alceu Valença preparam o folião para a apoteose do frevo com a grande Orquestra Multicultural do Recife sob a regência do maestro Spok, e dos maestros Ademir Araújo, Clóvis Pereira, Duda, Edson Rodrigues, Zé Menezes, Nunes, Forró, Fábio César, Lurdinha Nóbrega e Carmen Lúcia.

Mantendo a tradição, o carnaval do Recife se divide em 17 polos oficiais espalhados por toda a cidade. O tradicional Concurso de agremiações acontece nos dias 6, 7 e 8, com desfiles no Pátio de Santa Cruz e nas avenidas do Forte, Nossa Senhora do Carmo e Guararapes.

Olinda homenageia o continente africano

O continente africano será o grande homenageado deste ano do carnaval de Olinda (PE). O tema da festa – “África mãe da terra, coração do planeta” – faz referência à importância da influência e da diversidade cultural africana para o mundo. Este ano, a festa leva a assinatura do artista plástico Fernando Augusto, figura tradicional de um dos maiores carnavais de rua do Brasil.

A cenografia da cidade para os festejos de Momo contará com mais cem peças de até 4,70 metros e levará o folião a um passeio pelas origens da humanidade. Bonecos representando diferentes etnias, totens, máscaras, marionetes tradicionais africanas e animais da fauna local, como a galinha d’Angola, o leopardo e o macaco, estarão distribuídos por 44 palcos no Sítio Histórico de Olinda.

Uma torre na entrada da Cidade Alta vai suspender um grande mapa da África, em backlight, ladeado pelos nomes de cada um dos 56 países africanos. Quatro totens embaixo do mapa completam a instalação com imagens características da forma.

A fachada da Prefeitura de Olinda receberá um peji (casa de orixás) com 13 dos mais conhecidos orixás: Iansã, Obá, Ogun, Obaluaiê, Oxossi, Xangô, Oxum, Iemanjá, Ibeji, Exu, Maná, Omolu e Oxalá. “Os orixás distribuirão suas bênçãos não somente durante o Carnaval como também pelo ano inteiro”, informa o artista.

Festejos

A festa dos foliões de Olinda começou na última sexta-feira (25). Ao longo de toda a semana foram realizados desfiles de blocos e cortejos pré-carnavalescos. No total, a folia em Olinda irá contar com 13 polos de animação. Também integram a programação os encontros de Maracatus de Baque Solto, dos Bonecos Gigantes, dos Blocos Líricos, de Afoxés Ganga Zumbá e de Bois.

À noite acontecem ainda os desfiles de agremiações carnavalescas como Vassaourinhas, Preto Velho, Cheguei Agora, Cariri, Lenhadores, Marim dos Caetés, Maracatu Nação Pernambuco. Grupos menores também animam algumas das principais ruas da cidade durante o período noturno.

Da redação, com informações das Prefeituras de Olinda e do Recife