Lula Morais critica voto distrital previsto na reforma política

O deputado Lula Morais (PCdoB) ocupou a tribuna do Plenário 13 de Maio, na sessão plenária desta sexta-feira (11/03), para contestar a proposta de voto distrital, inserida no projeto sobre a reforma política, em discussão no Congresso Nacional. “Sem dúvida esta é a proposta mais perniciosa e que mais interessa aos setores conservadores. O voto distrital quer aniquilar, no Parlamento, o pensamento plural. Enquanto o que desejamos é mais espaço para a participação popular”, disse.

O deputado explicou que, dentro do sistema, a eleição pode ser feita pelo processo de maioria absoluta ou não. Segundo ele, um deputado pode se eleger com votos de qualquer lugar do seu estado. Porém, o que determina quantas cadeiras cada partido terá é a soma da votação de legenda e da votação nominal dos candidatos do partido.

Para Lula, a proposta tem um papel nocivo à representação partidária nos parlamentos. “A primeira vítima do voto distrital é a pluralidade. Se houvesse, agora, uma eleição assim restariam aqui três partidos, no máximo”, disse.

Conforme ele, em países onde o voto distrital está em vigor, como Estados Unidos, Austrália e Inglaterra, são ocasionadas “distorções absurdas”: o candidato alcança 23% dos votos e o partido só galga 8% das cadeiras.

Para o deputado, a proposta tende a privar a participação popular e cria condições para que as minorias sociais se tornem maioria no Parlamento.

Áudio  Disponibilizado por uma semana)

Fonte: Agência de Noticias da Assembleia Legislativa