Sem categoria

Otan prossegue preparativos para atacar Líbia; ONU está dividida

Os ministros da Defesa da Organização do Tratado do Atlântico Norte – Otan continuam reunidos nesta sexta-feira (11), em Bruxelas, sede da organização, na busca de mecanismos de execução de ações militares contra o governo do líder líbio Muamar Kadafi.

Na sessão da quinta-feira, os membros do pacto agressivo progrediram nas discussões sobre a realização de ações militares em nome de prestar “ajuda humanitária” e um bloqueio marítimo para impedir o fluxo de armas ao país do norte da África.

Leia também

O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, disse, ao resumir o primeiro dia de discussões, que a entidade irá fortalecer as unidades navais no Mediterrâneo central para monitorar o cumprimento resolução aprovada no final de fevereiro pela ONU.

A reunião justificou a presença de navios de guerra no Mar Mediterrâneo, sob o pretexto de assegurar a logística nas evacuações de civis e a prestação de ajuda humanitária.

Em detrimento de uma solução pacífica para o conflito, a Otan também avalia a imposição de uma zona de exclusão aérea sobre a Líbia. Rasmussen disse que está aguardando um "mandato claro" do Conselho de Segurança das Nações Unidas para aplicar a drástica medida, que o governo líbio considera um ato de agressão.

Os detalhes do bloqueio aéreo serão discutidos em outra reunião com todos os 28 membros da Otan, marcada para a próxima terça-feira.

Fonte: Prensa Latina