PCdoB se mantém na oposição a João Henrique

Depois de muitas especulações, o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro, se filiou ao PP no último sábado (12/3), em solenidade com a presença do governador Jaques Wagner (PT), uma surpresa para muitos, já que a bancada de vereadores do PT faz oposição ao governo de João Henrique, juntamente com o PCdoB. Os comunistas já deixaram claro que a ida do prefeito para uma legenda da base aliada aos governos estadual e federal não muda em nada o seu posicionamento em relação a João Henrique.

A mudança de partido do prefeito João Henrique não muda nada na política que ele adota em Salvador. Não significa alteração no projeto que ele conduz e que fracassou, é o que afirma o presidente do PCdoB na Bahia, deputado Daniel Almeida. Para ele, esta é uma administração fracassada que não apresentou os resultados que a população esperava, que sofreu denúncias graves de entrega dos espaços da cidade, com o PDDU, com a crise das Transcons, de esquemas com as empresas de ônibus.

“Este é um modelo esgotado. João Henrique mudar de partido não chega a ser uma novidade, já que ele mudou tantas vezes e o modelo político, seu aliados, sua forma de governar continuam a mesma. Para o PCdoB não muda nada, vamos continuar na oposição e trabalhando para que Salvador não continue afundada na crise. Tudo que podermos ajudar Salvador, vamos ajudar, mas o nosso patamar é a eleição de 2012, quando pretendemos elevar Salvador a um novo patamar político”, enfatiza Almeida.

Este posicionamento é referendado em nota pela Comissão Política do Comitê Municipal. “Para os comunistas, não há nada de novidade. É só mais uma legenda que o prefeito passará para no futuro se abrigar em outra, sempre atendendo a interesses menores, nunca levando em conta os interesses da população da cidade”. “Todas as lideranças políticas e partidárias da Bahia conhecem de perto o perfil e as características de João Henrique. O alcaide não respeita partidos, não tem programa – ele se move ao sabor das conveniências. Os próprios dirigentes do PP na Bahia sabem que estarão lidando com um político que não merece confiança, que a qualquer momento pode romper com o partido que agora entra e trocá-lo por outro. Essa forma pragmática de fazer política é uma das causas do caos político, administrativo e financeiro em que se encontra a cidade”, diz o documento.

“Para o PCdoB, o problema da cidade não será resolvido com o ingresso de JH em um novo partido. O problema da cidade é o próprio prefeito, que não reúne condições políticas para dirigir a terceira maior cidade do país. A bancada comunista na câmara municipal, não só vai votar pela rejeição das contas do prefeito, como ao lado do partido, e dos movimentos sociais organizados, vai mobilizar o povo para pressionar a Câmara a aprovar o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). A inegibilidade de João Henrique por oito anos é uma punição justa para quem promoveu tantos desmandos e irregularidades”, conclui a nota divulgada à imprensa.

De Salvador,
Eliane Costa